Provoca abre temporada 2023 de inéditos com a professora Lavínia Rocha

Divulgação TV Cultura

Nesta terça-feira (7/2), o Provoca inicia a temporada de inéditos do ano abordando o tema educação. Marcelo Tas conversa com a professora e escritora Lavínia Rocha sobre o papel da escola, a importância da leitura e do exemplo dos pais, o saber ouvir e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
 
Lavínia diz que essa educação tradicional que a gente abre a cabeça, põe o conhecimento no aluno, fecha e ele vai para casa, isso não existe mais. “É preciso entender a sala de aula como espaço de troca. Eu aprendi a ser professora com os meus alunos. Eu entrei com uma ideia de educação e eles bagunçaram a minha cabeça”, conta. Tas indaga: o que você está me dizendo é que você ouve? “Ouço”, diz.
 
Tas pergunta em outro momento da edição sobre o papel da escola no estímulo à leitura. “Fundamental. Nem sempre vem de casa e mesmo quando vem, a escola tem esse lugar dos adolescentes trocarem, eles são os próprios influencers. Tem um livro que está fazendo muito sucesso, eu tenho, começo a emprestar, vejo que pegou bem, eu já começo a levar outro, e outro”, conta a professora.
 
Brincando, Tas diz que quer falar mal dos pais, que estes terceirizam a educação dos filhos achando que a escola tem que resolver tudo. “Eu tenho três horas semanais com o seu filho, querido pai, a base é sua, vem de casa”, diz a professora.
 
Por fim, Lavínia fala sobre o papel dos pais na escola. “É participar, criticar também (...) colocar a escola para pensar, atualizar. Mas com muito respeito porque quem está ali, estudou para isso (...) os melhores alunos são aqueles que eu tenho parceria com os pais (...) outro dia eu mandei um trabalho para casa sobre pessoas negras e a menina conheceu Carolina Maria de Jesus, foi pesquisar, e a mãe falou que tinha um livro dela, Quarto de Despejo, e que ia emprestar. Olha que trabalho que fecha, eu comecei na escola e a mãe terminou em casa”, explica.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato