Reportagem da TV Aparecida destaca a realidade da Fome no Brasil

Divulgação/Luís Henrique Santos

O ''Arquivo A'' desta quinta-feira (23/2), às 22h, vai falar sobre a Fome no Brasil. Dentro do contexto da Campanha da Fraternidade 2023 – Fraternidade e Fome, o programa da TV Aparecida traz na pauta a realidade dos brasileiros que vivem sem saber quando será sua próxima refeição.  

A reportagem, feita pela jornalista Camila Morais, destaca que apesar da garantia de alimento ser um direito previsto na Constituição Federal, a população brasileira, composta por 214 milhões de brasileiros, tem 125 milhões que vivem a insegurança alimentar. E que o mais alarmante é a realidade de 33 milhões de pessoas que estão famintas, sem ter absolutamente nada para comer.

Será mostrado ainda que 27 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo todos os anos no Brasil. Mas o que chama a atenção é que 80% desse desperdício, ou seja, mais de 21 milhões de toneladas, se perdem no manuseio, no transporte e nas centrais de abastecimento.

Uma constatação da reportagem é de que o Brasil, considerado o “celeiro do mundo” pelas toneladas de grãos exportadas, não consegue garantir alimento para sua própria população, mas que um dos caminhos que pode colocar comida na mesa com fartura é a agricultura familiar, cultura de subsistência ou agroecologia.

A repórter Camila Morais dá alguns detalhes da reportagem:

''O objetivo deste Arquivo A foi mostrar ações concretas de combate à fome no Brasil, desde alimentar as pessoas que estão em situação de rua até na questão do combate ao desperdício de alimento, além da promoção de políticas públicas que desenvolvam a agricultura familiar. Desta forma, fomos até o Norte de Minas Gerais e conversamos com famílias que vivem da agricultura familiar e, com o excedente, é possível fazer uma renda extra, vendendo em feiras comunitárias o que elas mesmas produzem.''

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato