Repórter Record Investigação mostra as várias faces da violência contra idosos no Brasil, nesta quinta-feira

Divulgação

O Disque 100, usado para denunciar violações de direitos humanos, registrou em 2022 quase 87 mil denúncias de violência contra idosos no país. Esse número preocupante levou a equipe do Repórter Record Investigação a produzir um especial sobre o assunto, que vai ao ar nesta quinta-feira (16/02).

O programa, apresentado por Luiz Fara Monteiro, mostra que a maioria das agressões acontece dentro de casa e são cometidas por parentes. E revela que os idosos também são vítimas de maus tratos ou negligência em casas de repouso, além de terem se transformado em alvo preferencial de golpistas. 

A reportagem exclusiva, assinada por Marcus Reis, Flávia Prado e Rodrigo Favero, também questiona se o Brasil está realmente preparado para cuidar daqueles que estão vivendo cada vez mais. E ouvem especialistas que falam sobre o que fazer para envelhecer bem hoje em dia.

O Repórter Record Investigação apresenta casos em que os idosos vivem situações de vulnerabilidade, como João. A função de um cuidador é ajudar com higiene, alimentação, companhia e remédios. Priscilla até cumpre essas atribuições ao tomar conta dele. Mas é acusada pelo próprio idoso, com quem se casou sem ele saber, de maus tratos. Além de ser agredido a pauladas, ele passou a viver confinado no quintal da casa onde moram. "Fiquei um mês dormindo lá fora, ao relento", revela.

O programa ainda mostra duas casas de repouso que estão na mira da Justiça, revelando que não é apenas dentro do próprio lar que essa população corre riscos.

Em uma delas, cinco idosos e uma cuidadora morreram em um incêndio que destruiu a instituição. A polícia ainda aguarda o resultado da perícia para concluir o inquérito que apura as causas e os responsáveis pelo incêndio. "Não é possível morrerem sete pessoas dentro de uma casa e ficar por isso mesmo", desabafa indignado Eduardo, filho de uma das vítimas.

No outro caso, Gerônima Dias Barbosa, a responsável por um abrigo, fala pela primeira vez. Denunciada pelo Ministério Público por maus tratos, ela está presa, mas nega as acusações. "Eles tinham auxílio, remédio, a gente marcava consultas para eles. Eu não cobrava um real de gasolina dos pacientes", defende-se.

De acordo com relatórios médicos, os 26 idosos que se encontravam na casa de repouso estavam desidratados e se diziam com fome ou famintos. Segundo o laudo de legistas, uma mulher morreu por desidratação intensa e desnutrição.

Golpistas também tornaram os idosos alvos preferenciais. Como Maria Angélica, que, após enfrentar uma sequência de perdas, passou a viver em uma casa de repouso porque não tinha para onde ir. Foi quando decidiu procurar amigos na internet e acabou caindo numa armadilha. "Eu o conheci nas redes sociais, ele se tornou meu amigo e me ajudava em tudo. Era a única pessoa que estava ao meu lado. Aí eu fiz um empréstimo consignado de R$ 13 mil para pagar contas atrasadas e dei a senha do cartão para ele. Eu nunca imaginei que essas pessoas fariam isso comigo", conta.

O Repórter Record Investigação, apresentado por Luiz Fara Monteiro, vai ao ar nesta quinta (16/02), logo após Vidas em Jogo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato