Série “E Aí, Professor? -- Busca Ativa Escolar” entra na programação do Futura e do Globoplay

Divulgação

A terceira temporada da série ''E Aí, Professor?'' — uma parceria entre Futura/FRM e Itaú Social, com apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) — estreia no Canal Futura no dia 13 de fevereiro, com episódios inéditos sempre às segundas-feiras, às 18h25 (com reprises às quintas-feiras, às 14h25), coincidindo com o mês que marca o início do ano letivo escolar. Esta chegada à TV (e também ao catálogodo Globoplay) confirma o sucesso da série nas temporadas anteriores, veiculadas apenas no YouTube do Futura.

São oito episódios, de cinco a dez minutos cada, que abordam a temática da Busca Ativa Escolar, iniciativa criada para combater a exclusão e a evasão escolar. João Raphael Santos, cientista social, mestre em Educação e professor da Escola da Fundação Roberto Marinho, é o apresentador.

Estudantes, professores e gestores envolvidos ou impactados pela evasão e exclusão escolar contam suas experiências, explorando, por exemplo, o agravamento dessa situação durante e após a pandemia da Covid-19. Histórias de sucesso também fazem parte da nova temporada confirmando que, a partir da união entre os profissionais de educação, é possível reinserir crianças e adolescentes ao dia a dia escolar.

A Busca Ativa Escolar une metodologia social e tecnologia e está disponível para estados e municípios de todo o Brasil, gratuitamente. Desenvolvida pelo UNICEF em parceria com a Undime, e apoio do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), visa apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A partir de dados concretos da ferramenta, é possível planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos das crianças e jovens brasileiros.

''Nas duas temporadas anteriores da série, nossa audiência elogiou o fato do conteúdo ter sido apresentado de forma clara, simples e objetiva. Trazemos temas relevantes para os desafios da educação brasileira e, expandir a discussão para o público que nos assiste no próprio Canal Futura e no Globoplay, confirma a boa adesão às ideias propostas para o debate'', destaca José Brito, Gerente do Futura, da Fundação Roberto Marinho.

''A pandemia impôs a necessidade dos professores reinventarem a sua atuação em sala de aula, com o propósito de minimizar os impactos do fechamento das escolas. Agora, o momento é de unir esforços para sintetizar conhecimentos que deem suporte aos educadores nas habilidades e competências que os alunos precisarão desenvolver, para reduzir a perda da qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Para nós, é uma honra muito grande fazer parte de um projeto tão inspirador, que traz reflexões e propostas que visam reduzir a exclusão e a evasão escolar'', reforça Tatiana Bello, gerente de Implementação do Itaú Social.

Episódio 1

Exclusão escolar no Brasil -- 13/2

A partir de dados e análises da Undime e do UNICEF, é apresentado como se dá o fenômeno da exclusão escolar no Brasil, focando no agravamento do fenômeno durante e pós- pandemia da Covid-19.

Episódio 2

O que é a Busca Ativa? -- 20/2

O episódio mostra como foi pensada a estratégia da Busca Ativa Escolar, quem são seus parceiros, quais são suas principais características e propostas.

Episódio 3

Quando agir? -- 27/2

O propósito deste episódio é mostrar aos professores os comportamentos e elementos mais comuns da exclusão escolar e a importância de detectá-los e enfrentá-los o mais rápido possível.

Episódio 4

Cidades educadoras -- 6/3

O episódio destaca o professor como ator fundamental, mas que faz parte de uma rede oficial de proteção dos direitos das crianças e do direito à educação.

Episódio 5

Redes de apoio -- 13/3

Diretores, assistentes sociais, conselheiros municipais de educação, entre outros, contam histórias de crianças e adolescentes que foram reinseridos na escola a partir da Busca Ativa Escolar.

Episódio 6

A família -- 20/3

A família é peça fundamental na estratégia da Busca Ativa Escolar. Sem compreender o contexto familiar dos estudantes, é bem mais difícil reinseri-los na sala de aula.

Episódio 7

Ferramentas de apoio ao conhecimento -- 27/3

O episódio aponta as ferramentas desenvolvidas por entidades da sociedade civil organizada que estimulam e produzem conteúdos de qualidade para apoiar os professores na estratégia da Busca Ativa Escolar.

Episódio 8

A Busca Ativa continua -- 3/4

O último episódio da série é reservado para uma conversa especial com uma agente operacional da estratégia, que atua na linha de frente com os jovens a fim de inseri-los novamente na escola.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato