TV Brasil transmite desfiles da Série Prata do Rio e das Campeãs de São Paulo

Divulgação

A folia embala a programação da TV Brasil neste final de semana com a faixa Carnavais do Brasil. A emissora pública transmite, pela primeira vez para todo o país, o desfile das escolas de samba da Série Prata do Rio de Janeiro, da Nova Magalhães, nesta sexta (24) e sábado (25), ao vivo, a partir das 22h. O canal também exibe com destaque o Desfile das Campeãs de São Paulo, do Sambódromo do Anhembi, no sábado (25), em rede, exceto São Paulo.

Os apresentadores Bia Aparecida e Tiago Alves revelam as emoções dos desfiles direto do estúdio da TV Brasil, no Rio de Janeiro. A dupla recebe especialistas para comentar a passagem das agremiações. A jornalista Mari Karla, o mestre em Letras Rodrigo Pereira e o cantor Jorginho do Império são os convidados especiais desta sexta (24).

Para comentar sobre a festa das escolas de samba vitoriosas de São Paulo e o espetáculo da Série Prata no sábado (25), a transmissão conta com a participação do radialista Felipe Rangel, locutor da Rádio MEC, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o cientista político Ângelo Mathias e o carnavalesco Eduardo Gonçalves.

O público pode interagir e participar da transmissão da TV Brasil com a hashtag #CarnavaisdoBrasil no Twitter. Os ouvintes também podem curtir a folia pela Rádio Nacional que, em rede, também acompanha os desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo em sua programação.

O programa contará ainda com entradas ao vivo do jornalista Paulo Garritano, da Nova Intendente, e Sarah Quines, do Sambódromo do Anhembi, para trazer notícias e entrevistas com os foliões das escolas de samba.

No próximo final de semana, na sexta (3) e no sábado (4), a TV Brasil exibe o desfile das escolas de samba de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A partir de meia-noite, a emissora transmite o evento que ocorre no Complexo Cultural do Porto Seco com agremiações dos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Viamão, Gravataí e Porto Alegre.

Desfile da Série Prata ganha janela nacional pelo canal público

A TV Brasil mostra a performance das escolas de samba que percorrem a tradicional Intendente Magalhães, no Rio de Janeiro, agora em novo endereço na Zona Norte, batizado como Nova Intendente. A tradicional passarela do samba, transferida para a Avenida Ernani Cardoso, agora conta com 400 metros.

Ao todo, 32 agremiações disputam três vagas para desfilar na Marquês de Sapucaí, em 2024. A campeã de sexta, a campeã de sábado e a escola melhor classificada na pontuação, abaixo das duas vencedoras, garantem um lugar na Série Ouro do ano que vem. As três piores colocadas descem para a Série Bronze.

Os desfiles de sexta-feira reúnem as escolas de samba Unidos de Lucas, União do Parque Acari, Unidos da Vila Santa Tereza, Raça Rubro-Negra, Acadêmicos da Abolição, Acadêmicos de Jacarepaguá, Acadêmicos do Peixe, Acadêmicos da Rocinha, Unidos do Jacarezinho, Caprichosos de Pilares, União de Maricá, Leão de Nova Iguaçu, Independente da Praça da Bandeira, Rosa de Ouro, Acadêmicos de Santa Cruz e Acadêmicos do Engenho da Rainha.

A sequência de sábado traz Flor da Mina do Andaraí, Botafogo Samba Clube, União do Parque Curicica, Renascer de Jacarepaguá, Sereno de Campo Grande, Arame de Ricardo, Mocidade Unida do Santa Marta, Império da Uva, Acadêmicos do Dendê, União Cruzmaltina, Acadêmicos da Diversidade, Acadêmicos do Cubango, Alegria da Zona Sul, Independentes de Olaria, Arrastão de Cascadura e Unidos de São Cristóvão.

Agremiações de São Paulo desfilam em clima de festa

A Mocidade Alegre conquistou o título de Campeã do Carnaval de São Paulo e fecha o Desfile das Campeãs no Sambódromo do Anhembi com transmissão da TV Brasil. Além das cinco escolas de samba com melhor classificação no Grupo Especial, a apresentação festiva ainda conta com a campeã e a vice dos grupos de Acesso I e II. As nove agremiações se apresentam mais tranquilas, em clima de celebração, sem o rigor da avaliação dos jurados e a cobrança dos pontos para conseguir nota máxima.

As primeiras agremiações a entrarem na Avenida são a Dom Bosco de Itaquera e a Torcida Jovem, vice e campeã, respectivamente, do Grupo de Acesso II e que sobem para o Grupo de Acesso I em 2024. A Camisa Verde e Branco, segunda colocada, e a Vai-Vai, vencedora do Grupo de Acesso, I retornam à elite e desfilam no Grupo Especial na folia do próximo ano.

Na sequência, o Desfile das Campeãs de São Paulo conta com as agremiações que alcançaram as cinco primeiras posições do Grupo Especial em ordem invertida ao resultado da pontuação final: Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Império da Casa Verde, Mancha Verde e Mocidade Alegre.

Atrações diversificadas embalam faixa Carnavais do Brasil

A TV Brasil apresentou uma ampla programação ao vivo com a cobertura especial da folia em várias regiões do país. A faixa Carnavais do Brasil é ancorada por duplas de apresentadores da própria emissora no estúdio do canal no Rio de Janeiro.

As transmissões tem a participação de convidados e mostra conteúdos temáticos em diversos horários para todos os gostos, além de entradas ao vivo do jornalismo. Para participar da cobertura, o público pode enviar comentário e impressão com a hashtag #CarnavaisdoBrasil nas redes sociais.

A emissora pública já mostrou a alegria dos foliões nos blocos de rua em várias cidades brasileiras, a celebração momesca nos trios e palcos nordestinos. A festa da cultura popular ganhou repercussão com flashes e informações da comemoração carnavalesca nos quatro cantos do território nacional.

A diversão dos cortejos em capitais da folia, como Recife e Salvador, teve visibilidade na telinha, assim como os bloquinhos que arrastam multidões nas metrópoles carioca, paulista e no Distrito Federal. No Nordeste, os astros se apresentam nos tradicionais circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e nos shows do Pelourinho, em Salvador (BA), e mobilizam a população no Marco Zero e na Praça do Arsenal, em Recife (PE).

A faixa Carnavais do Brasil é conduzida em esquema de rodízio pelos apresentadores Anna Karina de Carvalho, Bia Aparecida, Bruno Barros, Clarice Basso, Eliane Benício, Luciana Valle, Marília Arrigoni, Morillo Carvalho, Munike Moret, Priscila Rangel, Tâmara Freire, Thiago Pimenta e Tiago Alves.

Durante cerca de dez dias, a programação destaca o que de mais importante acontece no carnaval pelo país. A iniciativa reúne profissionais da própria TV Brasil, canal gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e de afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

A programação Carnavais do Brasil exibiu, ao vivo, para todo o país, a festa de cores, ritmos e diversidade com muito axé, samba, frevo e maracatu. A faixa mostra toda a riqueza cultural de Salvador em parceria com a TVE da Bahia, e as apresentações musicais do Recife junto com a TV Pernambuco.

Na semana anterior ao carnaval, no sábado (11), a TV Brasil apresentou o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Vitória, capital capixaba, em parceria com a TVE do Espírito Santo. Ao todo, sete agremiações percorreram a passarela do Carnaval conhecida como Sambão do Povo. A iniciativa teve janela nacional pela primeira vez e celebrou os 40 anos que o canal público do estado transmite os desfiles.

A visibilidade da folia popular também ganha as ondas da Rádio Nacional que forma a EBC junto com a própria TV Brasil e outros veículos públicos como a Rádio MEC e a Agência Brasil. A Nacional tem programação própria e também entra em rede com a TV Brasil. Já a agência de notícias prepara cobertura jornalística sobre a alegria momesca e registra as imagens dos festejos da cultura tradicional.

As transmissões do Desfile das Campeãs e das agremiações dos grupos de Acesso I e II de São Paulo foram mostradas na telinha da TV Brasil graças a parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) e com a TV Cultura. Já os desfiles das escolas de samba da Série Prata do Rio de Janeiro tiveram visibilidade no canal público por meio de acordo com a TV Alerj.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato