Canal Brasil homenageia Léa Garcia em seu aniversário de 90 anos

''Um Dia com Jerusa''
Divulgação 

A atriz Léa Garcia completa 90 anos no próximo sábado, dia 11 de março, e o Canal Brasil preparou uma homenagem ao seu aniversário. Para comemorar a data especial, serão exibidos dois longas-metragens protagonizados pela atriz. "Um Dia com Jerusa" (2020), de Viviane Ferreira, poderá ser visto no sábado, às 14h, e "Filhas do Vento" (2005), de Joel Zito Araújo, na sequência, às 15h15. 

"Um Dia com Jerusa" é o terceiro longa-metragem de ficção realizado por uma cineasta negra no Brasil. Foi exibido na 44ª Mostra de Cinema de São Paulo e indicado ao AMAA – African Movie Academy Awards como melhor filme realizado em diáspora. A obra inicialmente seria um curta e chegou a ser exibida no Festival de Cannes nesse formato. O filme conta a história do encontro da jovem Silvia (Débora Marçal) com Jerusa, de 77 anos. A senhora, personagem de Léa Garcia, mora no bairro Bixiga, em São Paulo, e compartilha com Silvia suas experiências e lembranças vividas no lugar recheado de memórias ancestrais. 

"Filhas do Vento" é o primeiro filme de ficção de Joel Zito Araújo e foi vencedor de oito kikitos no Festival de Gramado, entre eles de melhor atriz, para Léa Garcia, e melhor filme pelo júri da crítica. Na Mostra de Tiradentes, o longa foi escolhido o melhor filme pelo júri popular e no Paratycine, venceu a categoria de melhor roteiro. A trama acompanha a relação de duas irmãs, Cida, personagem vivida por Taís Araújo na fase jovem e por Ruth de Souza na maturidade, e Ju, interpretada por Thalma de Freitas e Léa Garcia. As duas se separaram ainda jovens e se reencontram 45 anos depois, no enterro do pai (Mílton Gonçalves), com vidas totalmente diferentes. 

Ao longo de sua carreira, Léa tem trabalhos marcantes no teatro, na TV e no cinema. Sua estreia nos palcos foi em 1952, na peça “Rapsódia Negra”, de Abdias do Nascimento. Quatro anos depois, fez parte do elenco da montagem de "Orfeu da Conceição", espetáculo que estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com cenários de Oscar Niemeyer. A partir da peça, foi feito o filme "Orfeu Negro" (1959), de Marcel Camus, que marcou a estreia de Léa no cinema. O longa venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pela França, e a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A atriz também foi indicada ao prêmio de melhor atriz no festival francês. Na TV, participou de sucessos como "Selva de Pedra" e "Escrava Isaura", obra em que viveu a marcante vilã Rosa. 

Um Dia com Jerusa (2020) (73’)
Horário: sábado, 11/03, às 14h
Classificação: 14 anos
Direção: Viviane Ferreira

Sinopse: O encontro da sensitiva Silvia (Débora Marçal), uma jovem que enfrenta as agruras do subemprego, e de Jerusa (Léa Garcia), uma senhora de 77 anos, testemunha ocular do cotidiano no bairro do Bixiga, recheado de memórias ancestrais.

Filhas do Vento (2005) (85’) 
Horário: sábado, 11/03, às 15h15
Classificação: 14 anos
Direção: Joel Zito Araújo

Sinopse: Numa pequena cidade em Minas Gerais as irmãs Maria "Cida" Aparecida (Taís Araújo) e Maria "Ju" da Ajuda (Thalma de Freitas) se separaram ainda jovens. Elas se reencontram 45 anos depois, no enterro do pai (Mílton Gonçalves). Cida (Ruth de Souza) e Ju (Léa Garcia) colecionam mágoas e têm vidas totalmente diferentes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato