Dia Mundial da Água é marcado por programação especial na GloboNews

Divulgação Globo

No mês em que é comemorando o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a GloboNews irá exibir uma programação especial sobre o tema. O 'Cidades e Soluções' deste domingo, dia 12, às 21h, vai abordar os projetos de despoluição de três das mais emblemáticas e simbólicas águas brasileiras. No Rio de Janeiro, o apresentador André Trigueiro vai até a Ilha de Paquetá mostrar o que pode ser feito para tornar as praias balneáveis. Visita ainda o canteiro das obras de saneamento da região, que já apresenta uma melhoria na qualidade das águas da Baía de Guanabara. 
 
“O maior problema da Baía de Guanabara é o lançamento indiscriminado de esgoto sem tratamento. A promessa da concessionária que assumiu os serviços de água e esgoto nos municípios em torno da baía é tornar visível os primeiros resultados das obras de saneamento em apenas cinco anos. Visitamos a ilha de Paquetá para ver de perto o que está acontecendo. Ouvimos as opiniões dos moradores e de especialistas. Será que desta vez vai dar certo? Confira no programa”, diz Trigueiro. O ‘Cidades e Soluções’ também vai mostrar que, nos últimos três anos, mais de 600 mil imóveis foram conectados à rede de saneamento da cidade de São Paulo, esgoto que antes estava sendo despejado diretamente no Rio Pinheiros. Em Alagoas, uma expedição pelo Rio São Francisco mede os impactos da poluição que está minando a vida do “Velho Chico”. 
 
No outro domingo, dia 19, às 23h, a GloboNews irá reexibir o episódio Água da série ‘Patrimônio Brasil’, conduzida pelo André Trigueiro, que discute o desperdício e a escassez de água no Brasil. Para a produção da reportagem especial, Trigueiro visitou o maior empreendimento da América Latina para a produção de água de reúso - o Aquapolo - que transforma esgoto tratado em água industrial para grandes empresas do ABC. Na capital paulista, ele mostrou que pequenos sistemas de reúso de água também podem ser instalados em fábricas de pequeno e médio porte. Na região serrana de São Paulo, o jornalista visitou uma fazenda de orgânicos que transforma esterco de vaca em água de reúso, utilizada na irrigação do pasto. A fazenda conta ainda com um projeto de leitura inteligente do solo, que evita o desperdício de água no processo de irrigação.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato