Estádio Históricos deste domingo (26/3) desembarca em São Januário

Divulgação 

O Estádio São Januário, sede esportiva do Club de Regatas Vasco da Gama no Rio de Janeiro, é o destino da série documental Estádio Históricos que vai ao ar neste domingo (26), às 18h30, na TV Brasil. Durante o episódio inédito, a atração da emissora pública conta a história do local, que encanta por sua linda fachada em estilo neocolonial, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Participam do documentário o ex-goleiro Acácio, o historiador do clube Walmer Peres, o funcionário e torcedor JP, a pesquisadora Leda Costa, o historiador Glauco Costa e o sócio-benemérito Germano.

Inaugurado em 1927, o estádio, localizado na Rua São Januário, foi criado como símbolo de resistência ao preconceito social, ao racismo e ao anti-lusitanismo. Financiada pelo próprio clube do Vasco e sua torcida, a chamada Colina Histórica teve papel político importante acolhendo os discursos de Getúlio Vargas, corais orfeônicos liderados por Villa-Lobos e muitos marcos importantes para o futebol brasileiro. 

O Vasco comemorou vitórias inesquecíveis em seu Caldeirão e viu de lá sair grandes equipes como o Expresso da Vitória em 1940, o time liderado por Roberto Dinamite na década de 1980 até chegar a conquista da Taça Libertadores em 1998, entre outros elencos. Além do forte trabalho de base do clube no estádio revelando atletas de renome como Romário e Edmundo, um reinado bem brasileiro também nasceu por lá: o coração do Rei Pelé batia pelo Vasco da Gama e a Rainha Marta foi descoberta naqueles gramados. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato