'Fantástico' mostra os benefícios e desafios da amamentação

Divulgação

A amamentação será tema do 'Fantástico' deste domingo, dia 5. A repórter Tabata Poline, que está na reta final de sua gestação, acompanhou as atividades no Instituto Fernandes Figueira, que presta atendimento a mulheres lactantes e consultoria para mães que têm dificuldade para amamentar. O material tem como objetivo não apenas encorajar esta prática, como também mostrar os benefícios que ela traz ao bebê. Além disso, aborda as dificuldades que são encontradas muitas vezes para que seja cumprida a recomendação da Organização Mundial de Saúde, de que a alimentação da criança seja exclusiva do leite materno nos seis primeiros meses de vida. Apenas 1/3 das mulheres conseguem atingir esta meta, muitas vezes por falta de uma rede de apoio ou carência de acolhimento da sociedade – em muitos casos, elas precisam voltar a trabalhar antes deste prazo. 
 
Outro dado interessante chama a atenção. Uma pesquisa da Fiocruz mostra que 97% das mulheres amamentaram seus filhos pelo menos uma vez. A reportagem conversou também com a pediatra Fernanda Mosqueira sobre outro desafio importante que ela lida no dia a dia com as mães: o de desmistificar que a amamentação é, necessariamente, algo dolorido. “Apesar de a gente ter essa cultura de que amamentar dói, e de fato pode doer, isso não é o normal. Se está doendo essa mulher precisa de algum tipo de apoio, ajuste para conseguir melhorar a amamentação”, explica a pediatra.  
 
 Um dos casos abordados é o de Tatiana Carvalho Santos, mãe de Gael, de apenas cinco meses, que nasceu com um desconforto respiratório, desenvolveu um pneumotórax, algo raro em bebês. Ficou nove dias na UTI neonatal e, por isso, não pôde receber o leite materno em seus primeiros dias. Só se alimentava através de uma sonda, pois não podia fazer esforço. Passado o susto inicial, hoje ele consegue mamar no peito da mãe.  
 
Divulgação Globo

Às vésperas da despedida, Skank recebe equipe do programa em Belo Horizonte
 
Uma das bandas mais tradicionais do rock brasileiro, o Skank está se despedindo dos palcos. O quarteto mineiro formado por Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zanetti e Haroldo Ferreti voltará ao Mineirão exatamente 26 anos após a gravação do clipe da música "É uma Partida de Futebol", para o seu último show, que acontecerá em 26 de março. Neste domingo, o grupo estará no 'Fantástico' para recordar esta trajetória e fazer uma releitura de alguns sucessos de uma banda que começou a ser formada no "Bolão", um bar que fica em Santa Tereza, um bairro boêmio de Belo Horizonte. "O Skank não acaba, a nossa música está aí. Nós somos meros veículos pra nossa música. O Skank segue no imaginário, colado ali em fases importantes da vida das pessoas", frisa o vocalista Samuel Rosa.
 
O 'Fantástico' deste domingo começa logo depois do 'Domingão com Huck'. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato