Há 59 anos era instaurada a Ditadura de 1964: Telecine reúne filmes que retratam os horrores do período

Seu Jorge em cena de ‘Marighella’
Divulgação

Nesta sexta (dia 31), completam-se 59 anos da instauração da Ditadura Civil-Militar de 1964. Um marco triste na história do país, mas que deve ser revisitado para que os horrores praticados naquele tempo não se repitam. O Telecine reúne em seu catálogo no Globoplay e nas plataformas de streaming das operadoras sete filmes que ilustram como foram os anos de chumbo. 

Em ‘Ana. Sem Título’, Lúcia Murat e Stella Rabelo empreendem em uma pesquisa sobre uma artista plástica negra, chamada Ana, que foi desaparecida por agentes do governo militar. O filme, que mistura elementos de ficção e documentário, foi exibido na Mostra de São Paulo em 2020 e indicado ao prêmio de melhor roteiro adaptado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. 

Exibido no Festival de Veneza e consagrado com três prêmios no Festival do Rio de 2018, ‘Deslembro’ é centrado em Joana, uma adolescente filha de exilados políticos. Ela viveu a maior parte de sua vida em Paris e, em 1979, precisa retornar ao Brasil, após o decreto da anistia. Ela, que saiu do país ainda criança, tem que se adaptar a uma nova realidade. 

Estrelado por Andrea Beltrão, ‘Hebe - A Estrela do Brasil’ conta a história de Hebe, uma das maiores comunicadoras da história da televisão brasileira. O longa é ambientado nos anos 1980, período final da ditadura civil-militar, e revela como a apresentadora enfrentou a censura oficial e o moralismo da época.

‘Marighella’, cinebiografia dirigida por Wagner Moura, resgata a história de um dos mais importantes militantes contra a Ditadura Civil-Militar brasileira, Carlos Marighella. Protagonizado por Seu Jorge, o filme foi exibido no Festival de Berlim e tem um elenco de peso com nomes como os de Adriana Esteves, Humberto Carrão e Bruno Gagliasso. 

Glauce Rocha, José Marinho e Jardel Filho em cena de ‘Terra em Transe’

No contexto da redemocratização, ‘O Paciente - O Caso de Tancredo Neves’ representa o momento em que Tancredo é hospitalizado, dias antes de sua posse como presidente do Brasil. O longa, dirigido por Sérgio Rezende e protagonizado por Othon Bastos, leva para as telas o drama vivido pelo país naquele momento crítico. 

‘Rasga Coração’, por sua vez, lança luz sobre o choque geracional. No drama, assinado por Jorge Furtado, Marco Ricca dá vida a Manguari, um ex-militante comunista que se vê sendo acusado de reacionarismo por seu filho Luca, interpretado por Chay Suede. O protagonista, que lutou contra o governo militar, passa a se questionar se não estaria reproduzindo o comportamento de seu pai. 

Premiado em Cannes e exibido em Locarno, ‘Terra em Transe’ é um clássico do Cinema Novo. Dirigido por Glauber Rocha, o filme de 1967 é uma alegoria da realidade vivida pelo Brasil e outros países da América Latina, que à época também eram dominados por ditaduras fardadas. O longa é marcado pelo tom crítico, não só ao populismo e aos políticos de direita, mas também à atuação das esquerdas naquele período. 

59 Anos da Ditadura Civil-Militar de 1964

Ana. Sem Título (2020)
No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: Pesquisando artistas plásticas latino-americanas dos anos 1970 e 80, Stella descobre Ana, que desapareceu durante as ditaduras do período, e vai atrás de sua história.

Direção: Lúcia Murat
Elenco: Felipe Rocha, Renato Linhares, Roberta Estrela D'alva, Stella Rabello
Drama |16 anos | BRA| 110’

Deslembro (2018)
No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: Joana é uma adolescente que ama literatura e rock. Ela mora em Paris com a família, mas quando a anistia é decretada no Brasil, no final de 1979, Joana é obrigada a voltar para seu país e encarar seu passado.

Diretor: Flávia Castro
Elenco: Eliane Giardini, Jeanne Boudier, Jesuíta Barbosa, Marcio Vito, Sara Antunes
Drama |14 anos | BRA | 96’

Hebe - A Estrela do Brasil (2019)
No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: A apresentadora Hebe Camargo se firmou como uma das figuras de maior sucesso da TV brasileira. Durante seu auge, nos anos 80, enfrentou o machismo e até mesmo a ditadura militar em busca de voz.

Direção: Maurício Farias
Elenco: Andrea Beltrão, Danton Mello, Marco Ricca
Drama |14 anos | BRA| 117’

Marighella (2019)
No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: A história da vida de Carlos Marighella - considerado o inimigo número 1 do país - e sua luta contra a opressão e a violência da ditadura militar do Brasil nos anos 60.

Direção: Wagner Moura
Elenco: Adriana Esteves, Ana Paula Bouzas, Bruno Gagliasso, Herson Capri, Humberto Carrão, Seu Jorge
Drama |16 anos | BRA| 158’

O Paciente - O Caso Tancredo Neves (2018)
No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: Com o fim de 21 anos de ditadura, Tancredo Neves está prestes a retomar a democracia no Brasil. Apesar disso, dias antes da posse, ele é internado devido a um problema de origem misteriosa. Com o receio de um futuro incerto, a tensão no país torna-se geral.

Direção: Sergio Rezende
Elenco: Emilio Dantas, Ester Góes, Leonardo Medeiros, Otavio Muller, Othon Bastos, Paulo Betti
Drama |10 anos | BRA| 100’

Rasga Coração (2018)
No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: Manguari era um ativista político durante a juventude. Hoje, enfrenta a rebeldia do filho Luca, que o encara como conservador. Enquanto os conflitos se intensificam, Manguari olha para o passado e questiona se não está repetindo as atitudes de seu próprio pai no presente.

Direção: Jorge Furtado
Elenco: Chay Suede, Drica Moraes, Luisa Arraes, Marco Ricca
Drama |16 anos | BRA| 115’

Terra em Transe (1967)
No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Sinopse: De Glauber Rocha, este filme é um de seus grandes feitos para o Cinema Novo Brasileiro. Na trama, o escritor Paulo Martins decide apoiar Porfírio Diaz, que busca o comando de Eldorado, na América Latina.

Direção: Glauber Rocha
Elenco: Danuza Leão, Glauce Rocha, Jardel Filho, Joffre Soares, José Lewgoy, Mário Lago, Paulo Autran, Paulo Gracindo, Sônia Clara
Drama |14 anos | BRA| 107’

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato