Mês da mulher: filme inédito na TV fala de aborto legal na América Latina

Divulgação Curta!

O Mês da Mulher costuma trazer reflexões sobre direitos e sobre o papel feminino na sociedade. O Curta! faz sua contribuição ao debate, exibindo com exclusividade pela primeira vez na TV o documentário ''Verde-Esperanza: Aborto Legal na América Latina'', de Maria Lutterbach, que apresenta um panorama do acesso ao aborto seguro no Brasil, na Colômbia e na Argentina.

O longa começa com histórias tristes que estiveram nos noticiários brasileiros recentes: meninas e adolescentes que, embora violentadas — uma das poucas condições em que o aborto é permitido no Brasil —, foram impedidas de interromper a gravidez. A conclusão é a de que o acesso a esse direito é, sobretudo, dificultado a meninas e mulheres negras e socialmente vulneráveis, que são constantemente vítimas de diversas violências. Elas também são a parte mais significativa da estatística de morte em procedimentos feitos de forma ilegal e perigosa em espaços clandestinos.

Em seguida, o filme parte para Colômbia e Argentina, países em que o aborto legalizado é um direito. Em ambos, a mulher não precisa justificar os motivos pelos quais deseja interromper a gravidez e ainda lhes são oferecidas opções de procedimentos seguros. Porém, cada país encontrou sua maneira de chegar a essa realidade: na Argentina, através da luta de movimentos sociais; na Colômbia, através de decisão favorável da Suprema Corte — solução que parece estar mais próxima da realidade brasileira atual.

“Verde Esperanza: Aborto Legal na América Latina” também está disponível no Curta!On - Clube de Documentários, streaming do Curta! na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br — novos assinantes do site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma. A estreia é na Sexta da Sociedade, 10 de março, às 21h.

Maratona Dia Internacional da Mulher no Curta! traz a estreia do filme “Fio do Afeto”

Em 8 de março, o Curta! apresenta a Maratona Dia Internacional da Mulher em seu horário nobre, composta por produções que celebram realizadoras mulheres ou por estarem na direção ou por serem homenageadas. A programação começa às 18h30, com a exibição do longa “Fio do Afeto”, de Bianca Lenti, estreante no canal.

“Fio do Afeto” traz a história de dez mulheres que tiveram a vida modificada ao passarem a confeccionar máscaras de proteção durante a crise da Covid-19. Elas fazem parte do projeto Máscara + Renda, que garante o fornecimento de matéria-prima para a produção e venda dessas máscaras por mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, são mais de 2 mil mulheres contempladas pela iniciativa, que lhes deu renda própria e esperança no futuro, em meio à adversidade. O filme é costurado por falas da professora e escritora Heloísa Buarque de Hollanda e da atriz Zezé Motta, que lê textos de Conceição Evaristo.

Após “Fio de Afeto”, o Curta! segue com a Maratona, exibindo produções que já são sucesso na programação do canal. Às 20h, vai ao ar o episódio da série “Grandes Cenas” sobre o filme “Bicho de Sete Cabeças”, com a diretora Laís Bodanzky; em seguida, às 20h30, o episódio de “Nós, Documentaristas” protagonizado pela diretora Petra Costa. Às 21h, a série “Segundo Take” traz a diretora Tata Amaral para recriar uma cena icônica do filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, de Carla Camurati; já a série “Cineastas”, no ar às 21h30, apresenta episódio sobre Lúcia Murat. Encerrando a noite, às 22h20, o documentário “O Cinema das Mulheres”, de Vanessa de Araújo Souza, homenageia grandes nomes femininos do cinema brasileiro, como a atriz Ruth de Souza. A Maratona Dia Internacional da Mulher vai ao ar em 8 de março, a partir das 18h30. 

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 06/03

21h – “Cássia Eller” (Documentário)

O documentário mostra a trajetória de Cássia Eller, uma figura icônica da música. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 1990 deixou uma marca inegável na cultura brasileira. Sua morte, em 2001, teve repercussão nacional. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública. Direção: Paulo Henrique Fontenelle. Duração: 113min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 07 de março, terça-feira, às 1h e às 15h; 08 de março, quarta-feira, às 09h.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 07/03

23h – “Alma em Madeira” (Série) – Episódio: “Julia Krantz”

A série apresenta designers que transformaram a paixão pela madeira em ofício. Julia Krantz, paulistana de ascendência alemã, se formou em arquitetura e enveredou para a marcenaria ainda na faculdade. O comportamento sereno da designer, praticante assídua de ioga, contrasta com suas peças de madeira robustas e imponentes, feitas com camadas sobrepostas, como a poltrona Sax, construída ao longo do episódio. Direção: Bárbara Heckler. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 08 de março, quarta-feira, às 3h e às 17h; 09 de março, quinta-feira, às 11h; 11 de março, sábado, às 20h30; 12 de março, domingo, às 10h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 08/03

Maratona Dia Internacional da Mulher

18h30 – “Fio do Afeto” (Documentário)

Milhares de brasileiras contribuíram para o combate da pandemia da Covid-19 graças a uma rede solidária de confecção e doação de máscaras. Oito mulheres costureiras — quilombolas, indígenas, ribeirinhas, periféricas — revelam como se uniram para sobreviver, garantir geração de renda e segurança alimentar de suas famílias, preenchendo lacunas deixadas pelo Estado. Direção: Bianca Lenti. Duração: 72 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de março, quinta-feira, às 4h30 e às 12h30; 10 de março, sexta-feira, às 06h30; 12 de março, domingo, às 14h.

20h - “Grandes Cenas” (Série) - Episódio: “Bicho de Sete Cabeças”

A diretora Laís Bodanzky compartilha suas inquietações ao conceber a cena da fuga em "Bicho de Sete Cabeças" (2000), um dos pontos altos desse mergulho intenso no universo manicomial. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 15min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de março, quinta-feira, às 0h e às 14h; 10 de março, sexta-feira, às 08h; 11 de março, sábado, às 22h05; 12 de março, domingo, às 12h05.

20h30 - “Nós, Documentaristas” (Série) - Episódio: “Petra Costa”

A série mergulha no universo do documentário brasileiro a partir de depoimentos dos principais cineastas do país que se propõem a filmar a "realidade". Neste episódio, Petra Costa fala sobre as questões envolvidas na realização de seus documentários, entre eles o curta "Olhos de Ressaca", o aclamado "Elena" e o sensível "O Olmo e a Gaivota". Diretora: Susanna Lira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de março, quinta-feira, às 0h30 e às 14h30; 10 de março, sexta-feira, às 08h30; 11 de março, sábado, às 18h30; 12 de março, domingo, às 08h30.

21h – “Segundo Take” (Série) – Episódio: “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, com Tata Amaral”

A série “Segundo Take” tem como proposta recriar cenas antológicas do cinema brasileiro sob o olhar de outros profissionais. A cada episódio, diretores e atores dividem com o público suas paixões cinematográficas e seu processo criativo ao refilmarem uma grande cena. Neste episódio, a diretora Tata Amaral convida a atriz e dramaturga Cláudia Schapira para, juntas, recriarem a personagem Carlota Joaquina, do filme de Carla Camurati que foi um marco da retomada do cinema brasileiro, “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” (1995). Direção: Julia De Simone. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos Horários alternativos: 09 de março, quinta-feira, às 1h e às 15h; 10 de março, sexta-feira, às 09h; 11 de março, sábado, às 20h; 12 de março, domingo, às 10h

21h30 – “Cineastas” (Série) - Episódio: “Lúcia Murat”

O cinema-guerrilha de Lúcia Murat, que realizou seus filmes inspirada em sua própria vida como militante, é narrado por sua filha Julia Murat, pelo crítico Pedro Butcher e pelos atores Irene Ravache, Caio Blat, Caco Ciocler e Marisa Orth. Diretor: Hermes Leal. Duração: 45min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de março, quinta-feira, às 1h30 e às 15h30; 10 de março, sexta-feira, às 09h30.

22h20 – “O Cinema das Mulheres” (Documentário)

Como as mulheres enfrentaram preconceitos para conquistar um lugar de destaque na indústria do cinema nacional? O documentário “O cinema das mulheres” mostra trajetórias repletas de sonhos, desafios e vitórias de brasileiras talentosas: Alice Gonzaga, Didi Viana, Carmen Santos, Cléo de Verberena, Carmen Miranda, Gilda de Abreu, Eliana Macedo, Eliane Lage, Lucy Barreto, Helena Solberg, Ana Maria Magalhães, Tereza Trautman, Leila Diniz, Darlene Glória, Sônia Braga, Carla Camurati e Ruth de Souza. Com delicadeza, rigor histórico e olhar poético, as imagens encantam, suscitam reflexões e homenageiam mulheres que querem vencer, ou, como diz Ruth de Souza, “ganhar dez”. Direção: Vanessa de Araújo Souza. Duração: 85 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de março, quinta-feira, às 2h20 e às 16h20; 10 de março, sexta-feira, às 10h20; 11 de março, sábado, às 15h; 12 de março, domingo, às 19h30.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 09/03

21h30 – “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino” (Documentário)

O retrato do artista por ele mesmo. O filme retraça a trajetória e a obra de Ziraldo, por meio de depoimentos e entrevistas concedidos por ele ao longo de mais de quarenta anos, e de sua vasta produção artística. Uma história onde vida e arte estão entrelaçadas, contada por sua própria voz e emoção. No documentário, ele faz reflexões sobre seu processo de criação, seus personagens, família, política e seu país. A dinâmica entre cada etapa da sua vida, cada nova descoberta, com suas obras e seus personagens é o eixo desse documentário afetivo, realizado pela cineasta Fabrizia Pinto, sua filha. Direção: Fabrizia Pinto. Duração: 100 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de março, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30; 11 de março, sábado, às 13h; 12 de março, domingo, às 21h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 10/03

21h – “Verde-Esperanza: Aborto Legal na América Latina” (Documentário)

Enquanto lideranças feministas no Brasil batalham para que não haja retrocessos na legislação sobre aborto, mulheres que estiveram à frente da descriminalização na Argentina e Colômbia mostram como a conquista foi possível. Direção: Maria Lutterbach. Duração: 42min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 11 de março, sábado, às 1h e às 16h30; 12 de março, domingo, às 23h; 13 de março, segunda-feira, às 15h; 14 de março, terça-feira, às 09h.

Sábado, 11/03

19h - “Matizes do Brasil” (Série) – Episódio: “Cildo Meireles”

Um dos mais importantes artistas brasileiros em atividade, Cildo Meireles é referência quando o assunto é o que se convenciona chamar de arte conceitual. Neste episódio de “Matizes do Brasil”, o próprio artista é convidado a refletir sobre seu processo criativo e suas motivações, enquanto nomes como Sônia Salzstein, Jochen Volz, Júlia Rebouças e Frederico Moraes analisam seu trabalho pioneiro com instalações e objetos. A análise de obras como “Zero Dollar”, “Desvio para o Vermelho” e “Através”, entre outras, ressalta como o artista se utiliza de uma ampla variedade de técnicas e materiais para tecer uma narrativa carregada de provocações políticas.  Diretora: Bianca Lenti. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de março, domingo, 9h.

Domingo, 12/03

18h30 – “1945-1953: Da Segunda Guerra Mundial à Guerra Fria” (Série) – Episódio: “Yalta, os Três Grandes em Conflito”

Em fevereiro de 1945, durante a Conferência de Yalta, o destino da Europa e do mundo estava nas mãos dos "Três Grandes", estadistas reunidos em uma missão de resistência contra o exército nazista: Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Josef Stalin. Esses aliados vitoriosos representavam a união perfeita entre mundos profundamente diferentes: o comunismo soviético, a antiga Europa Imperial e a poderosa democracia americana. Unidos na guerra, os aliados estavam prestes a se revelar rivais durante a paz. Direção: Emilie Lançon Duração: 94 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 12 de março, segunda-feira, às 18h30; 13 de março, terça-feira, às 17h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato