Reportagem da TV Aparecida visita as obras de restauração do Museu Nacional no Rio

Divulgação TV Aparecida

Nesta quinta-feira (16/3), às 22h30, o ''Arquivo A'' traz uma bela e cultural reportagem. A produção percorrerá diferentes pontos históricos do Rio de Janeiro até chegar ao Museu Nacional. Está em foco no programa da TV Aparecida o incêndio, que em 2018 destruiu grande parte do acervo do palacete, localizado na Quinta da Boa Vista, subúrbio carioca, bem como o andamento de sua reconstrução. 

A repórter Caroline Corrêa visitou pontos históricos da Cidade Maravilhosa, mostrando que as belezas locais não se restringem às belas praias, o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, além das constantes manifestações musicais. Na mesma medida de sua beleza está a riqueza cultural que o Rio de Janeiro dispõe. 

Entre os lugares percorridos pela produção está a Praça da República, mais conhecida como Campo de Santana, marco de importantes acontecimentos de nossa Nação, tais como a aclamação do Rei de Portugal e de Pedro I, a coroação de Dom Pedro II e o baile de celebração da abolição da escravatura e Proclamação da República. 

A reportagem ainda mostra que hoje, onde é o Museu da Casa da Moeda, foi também o Museu Real, que futuramente viria a ser o Museu Nacional. E que, para tristeza dos brasileiros - após 126 anos da criação do Museu Nacional - uma tragédia marcaria as páginas da história do prédio da Quinta da Boa Vista. Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional, no dia 2 de setembro de 2018. 

O “Arquivo A” também foi conferir o andamento das obras de restauração do prédio, iniciadas há quatro anos. A equipe de reportagem foi convidada a percorrer o interior dos quatro blocos do complexo principal para ver os danos e os detalhes da recuperação do prédio e de partes do acervo, tendo como guia Alexander Kellner, diretor do museu. O fogo consumiu cerca de 85% das peças que estavam expostas pelos quatro blocos. 

''Arquivo A'', quinta-feira, às 22h30 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato