Repórter Record Investigação usa realidade aumentada em programa sobre gordofobia, nesta quinta-feira

Divulgação Record TV

A próxima edição do Repórter Record Investigação vai apresentar um recurso especial para ampliar para além da tela da TV a discussão sobre o tema do programa: a gordofobia. Nesta quinta-feira (23/03), os repórteres mostram, com o auxílio de realidade aumentada, como o preconceito causa sofrimento a quem vive com o excesso de peso. Durante cinco momentos da atração, o público poderá acessar um filtro do Instagram, que irá mostrar a diferença entre as silhuetas do brasileiro dos anos 1980 e 2020. O espectador poderá projetar também macas de hospital e poltronas de avião com os tamanhos adequados para atender pessoas obesas.

Os filtros destacam medidas de objetos que, no dia a dia, passam despercebidos para grande parte das pessoas, mas que causam constrangimentos e situações de risco para quem está acima do peso ao não atender as necessidades dessa parte da população, que cresce a cada ano. Dados mostram que mais da metade dos brasileiros está acima do peso.

Além de evidenciar as dificuldades cotidianas, os repórteres do Repórter Record Investigação explicam que a gordofobia é a aversão a pessoas obesas, desprezadas pelo preconceito, intolerância ou exclusão. O programa conversa com quem já foi atacado por conta do excesso de peso e mostra que a gordofobia acontece principalmente no ambiente familiar, nas ruas e no atendimento médico.

No ambiente hospitalar, um caso em especial chocou a opinião pública em janeiro deste ano: Vitor Augusto, de 25 anos, morreu porque não havia maca adequada para atendê-lo. O jovem pesava 190 quilos e não se sentia bem no dia em que faleceu por falta de atendimento. A polícia e o Ministério Público estão apurando o caso. Para especialistas ouvidos pelo programa, o que o garoto e a mãe enfrentaram em busca de socorro é gordofobia. "Passamos por três hospitais. Nenhum deles tinha condição de atender o Vitor. Nem a ambulância estava preparada. Ele ficou deitado no assoalho da van", conta a mãe, Andreia Marcos da Silva.

Já a jornalista Jéssica teve a casa pichada com frases agressivas. Ela também sofreu violência nas ruas por conta do peso. Em razão disso, decidiu provocar o debate sobre gordofobia na internet e em palestras. "A pessoa que pichou o muro da minha casa quis me machucar, quis me ferir de alguma maneira. Então foi um ato violento", define Jéssica.

A influenciadora digital e dançarina Thaís Carla combate as ofensas nas redes com processos. Já são 87. Com isso, espera incentivar outras pessoas na luta pelo respeito e contra a gordofobia: "As pessoas estão enxergando o meu corpo de outra maneira", acredita Thaís Carla.

Um namoro de dez anos que virou casamento e tinha tudo para dar certo. Até o dia em que o marido começou a julgar Talita pelo excesso de peso. O companheiro praticava todo tipo de assédio: a chamava de gordona, a proibia de comer e a obrigava a fazer atividades físicas. "Ele se separou de mim. Foi um trauma tudo o que eu vivi", revela Talita.

O Repórter Record Investigação, apresentado por Luiz Fara Monteiro, vai ao ar nesta quinta (23/03), logo após Vidas em Jogo, às 22h45.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato