Saúde dos olhos é tema do "Aparecida Debate" desta terça-feira

Divulgação TV Aparecida 

O "Aparecida Debate" desta terça-feira (14/3), às 22h, vai falar sobre a importância do cuidado com a saúde dos olhos. O apresentador Guilherme Machado, junto à produção, foi até uma clínica especializada para mostrar a necessidade de realizar exames oftalmológicos regularmente.

O programa vai destacar o acompanhamento da saúde dos olhos, por meio de um especialista e também dos exames com imagens para que possamos detectar possíveis problemas no decorrer da vida. Esses cuidados acabam sendo deixados de lado pela maioria dos brasileiros, como mostra o levantamento feito pela produção que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos casos de cegueira são evitáveis ou curáveis, ou seja, a cada quatro cegos, três poderiam não estar nessa situação. Tão alarmante quanto, é o levantamento realizado pelo Ibope e encomendado pela empresa Johnson & Johnson Vision que revelou que 7% da população foi apenas uma vez na vida a uma consulta oftalmológica, enquanto 9% nunca passou pela avaliação de um médico especialista em olhos — o número dobra para 18% quando falamos de indivíduos jovens de 18 a 24 anos.

Para falar sobre o tema, participará do programa, via skype, Leôncio Queiroz Neto, médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Ele ainda preside o Instituto Penido Burnier, hospital considerado referência internacional na oftalmologia. Ele é formado desde 1985 pela Faculdade de Ciências Médicas da PUC de Campinas. 

E presencialmente, no estúdio da emissora, estará Wilma Lelis Barboza Lorenzo Acácio, graduada em medicina pela Universidade de Taubaté (Unitau), com especialização em oftalmologia e em glaucoma, além de doutorado em oftalmologia. Atualmente, ela é médica colaboradora do serviço de glaucoma do Hospital das Clínicas FMUSP e cirurgiã no Hospital de Olhos do Vale. Ela também é professora do departamento de medicina da Unitau. 

"Aparecida Debate", terça-feira, às 22h 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato