Christiane Jatahy, dramaturga mundialmente famosa, está do 'Conversa com Bial' desta segunda

Divulgação Globo

Vivendo entre o Rio de Janeiro e Paris, Christiane Jatahy é um dos nomes mais importantes do teatro contemporâneo mundial. Ela aproveita sua temporada no Brasil para um bate-papo com Pedro Bial. No 'Conversa com Bial' desta segunda-feira, dia 24, a autora e diretora teatral percorre por momentos de sua vida e carreira: ela foi a primeira brasileira a ganhar o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, um dos prêmios mais importantes para artistas do mundo.
 
No ‘Conversa’, a carioca fala sobre a infância e os traumas que a levaram a se expressar através da arte; da carreira de atriz e a transição para o trabalho como autora. Sobre o trabalho de diretora, o programa exibe trechos de alguns projetos em que ela esteve á frente, como o filme “A falta que nos move”, de 2011, e o espetáculo “Julia” (adaptação a peça ‘Senhorita Julia’ de August Strindberg), de 2012. Ela traz ainda a bem-sucedida proposta de misturar as linguagens de teatro e cinema e do seu mais recente trabalho, a peça “Depois do Silêncio”, que estabelece um diálogo entre o livro "Torto Arado" (2019), de Itamar Vieira Jr, e o filme "Cabra marcado para morrer" (1984), de Eduardo Coutinho.

Divulgação Globo

O programa de amanhã, dia 25, prossegue tendo o cinema como eixo da conversa. Pedro Bial recebe os humoristas Edmilson Filho e Haroldo Guimarães, protagonistas da série ‘Cine Holliúdy’, que estreia a terceira temporada no próximo dia 27 na TV Globo. Ambos cearenses, cultivam uma forte amizade desde a infância, e exploram histórias juntos, bem como o aspecto cultural de seu estado. Sobre ‘Cine Holliúdy’, Edmilson comenta a trajetória do título: “A gente começou com um curta-metragem, feito em 2004. Deste curta-metragem passamos mais seis, sete anos tentando dinheiro para fazer um longa, e conseguimos um prêmio de baixo orçamento do Ministério da Cultura em 2009. Filmamos em 2010, e o filme só foi sair em 2013, e desse filme, virou uma sequência, que virou uma série, e que já está na terceira temporada”, conta.
 
Haroldo faz um paralelo entre a história da série e a amizade dos personagens com a própria amizade com Edmilson. Em linhas gerais, nesta temporada, Francisgleydisson, o qual Edmilson dá vida, recebe uma proposta irrecusável de um investidor misterioso (Alexandre Borges) para manter seu cinema de pé. Munízio, encenado por Haroldo, melhor amigo de Francis, é o único que sabe do tal pacto. “Munízio é como se fosse o Sancho Pança de Don Quixote, e é isso mais ou menos que exercemos na vida pessoal. Eu acredito que um amigo é um abrigo que você pode voltar sempre [...]. O Edmilson é um amor fraternal incrível que eu tenho”, diz Haroldo.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato