"Cinema e a Segunda Guerra", novidade no catálogo do Curta!On - Clube de Documentários

Divulgação Curta!

Durante a Segunda Guerra Mundial, o cinema foi usado como propaganda e para unir os países em tempos de crise. No período houve uma expansão no setor. Em três episódios, a série inédita "Cinema e a Segunda Guerra", novidade no catálogo do Curta!On - Clube de Documentários, nos lembra que o cinema não apenas documenta a história, mas também a molda e influencia. Dirigida por Lyndy Saville, a produção apresenta uma narrativa que costura entrevistas com especialistas, sendo composta por imagens da época e cenas de filmes.

O primeiro episódio, intitulado “Cinema, Som e Nazismo”, mostra que a representação de guerras através do cinema começou antes. Em 1930, foi lançado “Nada de Novo no Front”, baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque que retrata a sina de jovens alemães enviados para batalhar – e provavelmente morrer - nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. O filme mostra a rendição alemã naquele conflito, o que gerou indignação em um país onde o nazismo estava em plena ascensão. Mas a potência comunicativa do longa abriu os olhos de Hitler: era preciso usar o cinema como ferramenta para conquistar maior adesão popular. 

"O Mundo Agora está em Guerra" explora como a Batalha da Grã-Bretanha interrompeu os esforços alemães e como a decisão japonesa de atacar Pearl Harbor trouxe a América para a guerra, adicionando uma nova dimensão dramática ao Extremo Oriente, Europa e Oriente Médio tanto no cinema quanto no solo. À medida que a guerra se intensificava, EUA e Reino Unido procuraram se coordenar tanto na ação quanto na tela, usando o entretenimento para levantar a moral das tropas e dos civis em casa. Com a proximidade do Dia D, a cooperação entre os dois países tornou-se ainda mais evidente.

O último episódio da série, "Dia D, o Holocausto e a Bomba Atômica", destaca como os horrores do Holocausto nazista são revelados e filmados por alguns dos principais diretores de cinema do mundo. Enquanto a guerra chega ao seu auge, a era nuclear começa e, em 6 de agosto de 1945, o presidente Truman toma a decisão de lançar a primeira bomba atômica em Hiroshima. Três dias depois, outra bomba é lançada em Nagasaki, encerrando a guerra no Japão e marcando o Dia V-J em 15 de agosto como o fim da Segunda Guerra Mundial.

A produção completa pode ser conferida no Curta!On – Clube de Documentários, pela Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo. O primeiro episódio estreia no Curta! na dia 19 de abril, às 23h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato