Conheça o núcleo dos povos originários em 'Terra e Paixão'

Iraê (Suyane Moreira), Jurecê (Daniel Munduruku), Aline (Barbara Reis) e João (Matheus Assis)
Iraê (Suyane Moreira), Jurecê (Daniel Munduruku), Aline (Barbara Reis) e João (Matheus Assis) Divulgação Globo/João Miguel Júnior

Hoje é dia de conhecer os personagens que pertencem à etnia Guató em 'Terra e Paixão', a próxima novela das nove, com estreia prevista para maio. Durante a trama, a trajetória de Aline (Barbara Reis) e de outros personagens irão se cruzar com a desse povo indígena. Segundo o autor Walcyr Carrasco, os indígenas trarão a memória de seu povo, suas histórias, suas lendas, seus cultos e a conexão com outros povos abrigados na floresta, que também perderam suas terras e, muitas vezes, sua identidade.
 
Jurecê Guató (Daniel Munduruku) é o pajé, remanescente da etnia guató. Um homem cheio de sabedoria, um xamã. Tem plena consciência da situação dos indígenas, mas olha para tudo de forma contemplativa, pois, em suas palavras, “outros mundos surgirão”. Jurecê é procurado pelo povo da cidade, graças a sua grande sabedoria. "Ele é uma liderança espiritual do povo fictício que foi criado para representar uma parcela da população do Mato Grosso do Sul, a região onde a trama é ambientada. O personagem tem um componente importante porque ele é um sábio, alguém capaz de visualizar o que vai acontecer, uma espécie de profeta e, ao mesmo tempo, alguém inserido no seu tempo, na sua sociedade, no mundo, naquilo que está acontecendo nesse momento. É um homem ligado às tradições e, ao mesmo tempo, antenado ao momento atual", define o intérprete Daniel Munduruku.
 
Raoni Guató (Mapu Huni Kui) é filho de Jurecê e está sendo preparado para se tornar o xamã. É um indígena capaz de transmitir uma grande paz. Em muitas ocasiões assume o papel do pai. Mapu conta que está utilizando a própria experiência como líder espiritual e músico para compor o personagem. "Acredito que sendo eu, consigo fazer o meu melhor. O personagem é o Raoni, mas eu vou trazer a minha energia do dia a dia, e como eu sou do palco, eu canto, toco, já tenho um pouco da interação e conexão com o público", conta.

Caio (Cauã Reymond) e Iraê (Suyane Moreira).
Caio (Cauã Reymond) e Iraê (Suyane Moreira).
 Divulgação Globo/Manoella Mello

Iraê (Suyane Moreira)
Iraê (Suyane Moreira) Divulgação Globo/João Miguel Júnior

Raoni (Mapu Huni Kui).
Raoni (Mapu Huni Kui). Divulgação Globo/Manoella Mello

Yandara (Rafaela Cocal)
Yandara (Rafaela Cocal)
 Divulgação Globo/João Miguel Júnior

Filha de Jurecê e irmã de Raoni, Iraê Guató (Suyane Moreira) é especialista em ervas, conhece tudo sobre a medicina da floresta. Tem um grande coração, mas sempre foi oprimida. No decorrer da história irá encontrar um amor. Tem uma filha adolescente, com quem se preocupa muito. Suyane conta que se inspirou na avó para compor a personagem. "Eu guardo muitas lembranças boas da minha avó, da minha infância, do conhecimento dela. Ela era uma mulher bem pequenininha no físico, mas gigante nas atitudes. Lembro da força do olhar, a força do agir, a força da decisão que ela tinha, e que eu de alguma forma estou retratando nessa personagem".
 
Neta de Jurecê, sobrinha de Raoni e filha de Iraê, Yandara Guató (Rafaela Cocal) resolve ir à luta por seu lugar no mundo. De uma beleza estonteante, será ajudada por Graça (Agatha Moreira), dona da butique da cidade de Nova Primavera, a se lançar como modelo. Em seu primeiro trabalho na TV, Rafaela Cocal traz a experiência como modelo, que já passou por eventos importantes como São Paulo Fashion Week e Brasil Eco Fashion Week, para a personagem e também a relação com a própria família. "Meus familiares são pessoas que lutam pelos seus sonhos com muita garra e perseverança. Algumas modelos com quem tive contato na minha carreira carregam toda uma cultura de nunca desistirem de continuar seguindo na caminhada em busca dos seus objetivos. A Yandara de certa forma também me inspira muito. Ela tem muita coragem de falar o que sente, o que pensa, tem uma personalidade muito marcante, diferente da Rafaela como pessoa. Eu sou mais reservada. Estou muito animada de viver outra vida na minha própria vida e é um privilégio estrear como atriz no horário nobre da televisão", analisa.   
 
Na próxima quarta-feira, dia 12 de abril, será a vez de conhecer o núcleo de Lucinda (Débora Falabella), composto também pelos personagens Andrade (Ângelo Antônio), Cristian (Felipe Melquiades), Anely (Tata Werneck) e Odilon (Jonathan Azevedo).
   
‘Terra e Paixão’ é uma novela criada e escrita por Walcyr Carrasco. A obra é escrita com Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina. A direção artística é de Luiz Henrique Rios com direção geral de João Paulo Jabur e direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim e a produção é de Raphael Cavaco e Mauricio Quaresma.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato