Curta! marca presença no festival 'É Tudo Verdade' com documentários de Eduardo Escorel e de Eliza Capai

Divulgação Curta!

Através de suas produções originais, o Canal Curta! participa da 28ª edição do ''É Tudo Verdade'', evento dedicado à exibição de documentários – gênero que é o carro-forte do canal. Viabilizadas com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), as duas produções poderão ser assistidas no festival: "1968 — Um Ano na Vida", de Eduardo Escorel e “Incompatível com a Vida”, de Eliza Capai. As sessões serão presenciais em São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 13 e 23 de abril. Os documentários estreiam com exclusividade no canal Curta! em 2024.

O documentário "1968 — Um Ano na Vida", de Eduardo Escorel (“Imagens do Estado Novo - 1937-1945”, “Paulo Moura – Alma Brasileira”, “O Tempo e o lugar”, “Ato de Violência”), faz sua estreia mundial no festival e estará na abertura da programação carioca no dia 13 de abril, com sessão para convidados no Estação NET Botafogo. A obra reúne fatos da vida cotidiana em 1968 — alguns lembrados, outros esquecidos — e é baseado no diário “Lost”, de Silvia Escorel. A própria autora comenta os acontecimentos mostrados no longa. A produção é da Afinal Filmes.

O filme tem exibição para o público carioca na quinta-feira, 13, às 20h, e na sexta-feira, 14, às 17h, ambas na Estação NET Botafogo 1; e, no sábado,15, às 18h30, no Cine Marquise, em São Paulo.

Na competição brasileira de longas e médias-metragens está “Incompatível com a Vida”, de Eliza Capai (do premiado “Espero (Tua) Revolta”, “O Jabuti e a Anta”, “Tão Longe é Aqui” e "Eliza Matsunaga: Era uma Vez um Crime"). A partir do registro de sua gravidez, a diretora conversa com mulheres que tiveram vivências parecidas com a sua, criando um coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. A produção é da TVA2.

As sessões serão no sábado, 15, às 20h30, no Cine Marquise 1, e quarta-feira, 19, às 19h, na Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo, em São Paulo; e na terça-feira, 18, às 20h, no Estação NET Botafogo 1 e na quarta-feira, 19, às 18h, no Estação NET Rio 3, no Rio de Janeiro.

O festival “É Tudo Verdade” exibirá um total de 72 produções entre longas, médias e curtas-metragens, de 34 países. A programação inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming.

Curta!: dez anos de conteúdo relevante, da TV paga ao streaming

Em 2012, o Curta! estreou na TV paga em um contexto de pouco investimento em produções independentes, embora houvesse um cenário de busca por espaços de criação, produção e distribuição dentro do audiovisual brasileiro. A criação do canal foi um verdadeiro divisor de águas nesse panorama, que foi mudando positivamente conforme a legislação fortalecia o setor. Hoje, é mais que um canal na TV paga e contempla também as plataformas de streaming Curta!On – Clube de Documentários, CurtaEdu e TamanduáTV, além do site PortaCurtas, dedicado à produção brasileira de curtas-metragens.

Com 10 anos completados em novembro último, o Curta! se orgulha de ser um grande incentivador do audiovisual brasileiro. Foram 203 projetos viabilizados, de 125 produtoras de todo o Brasil, resultando em 125 longas documentais e 800 episódios de 70 séries, totalizando R$ 124 milhões em investimentos viabilizados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Perto de 20% dessa safra ainda se encontra em produção, e em breve chegará à grade do canal linear e ao streaming.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato