Curta!On celebra artistas que lutaram pela igualdade racial nas estreias de maio

Cena do documentário “Meu amigo Fela” (Divulgação: Curta!On)

O Curta!On – Clube de Documentários preparou uma seleção especial de produções para o mês de maio, incluindo documentários sobre artistas nacionais e personalidades internacionais que lutaram pela igualdade racial, além de três novas séries em seu catálogo. Cada uma dessas produções traz uma perspectiva única sobre arte, música e luta por direitos.

Dentre as novidades está “Meu Amigo Fela”, documentário que presta uma homenagem ao músico nigeriano Fela Kuti, conhecido por sua luta contra a opressão e a corrupção em seu país. O inédito “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro” é um documentário exclusivo do Curta!On que retrata a vida e a carreira do icônico cineasta Melvin Van Peebles, que desafiou as convenções de Hollywood em uma época de intensas tensões raciais nos Estados Unidos. Já “Tela sobre Tinta” é uma série documental composta por cinco episódios independentes, cada um dedicado a um artista de destaque no cenário nacional. São protagonistas dos episódios: Anna Bella Geiger, Luiz Aquila, Athos Bulcão, Celeida Tostes e Farnese de Andrade

Além dessas produções, o Curta!On também apresenta duas novidades entre as séries de seu catálogo. “Terra Prometida” é uma animação que apresenta um mergulho profundo no passado brasileiro e na conexão do país com o regime nazista. A série traz à tona informações e fatos que foram mantidos ocultos por décadas e mostra como a ideologia do nazismo influenciou a sociedade brasileira de maneiras mais profundas do que se imaginava. Já “Salve o Prazer” é uma série documental que apresenta a vida e obra de Carlos Filho, mais conhecido como Cafi. Com uma trajetória artística que abrangeu 4 décadas, o fotógrafo, cenógrafo e artista plástico deixou sua marca na cultura brasileira. A série foi viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O Curta!On – Clube de Documentários pode ser acessado através da ClaroTV+ e pelo site CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site ganham 7 dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma, basta se cadastrar.

Confira as sinopses das novidades do catálogo:

''Tela sobre Tinta'' (série em 5 episódios)

A série “Tela sobre Tinta” cria um acervo documental de Arte Brasileira com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os maiores influenciadores do atual panorama das artes plásticas no Brasil. Juntos, esses artistas influenciaram grande parte dos nomes que atuam hoje no mercado nacional e internacional, ora como professores, ora como agentes de experimentação em linguagens e estilos pouco explorados. Direção: Malu De Martino. Duração: 30 minutos. Classificação: Livre. 

''Meu Amigo Fela'' (Documentário)

Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. No filme a complexidade da vida de Fela é desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore. Direção: Joel Zito Araujo. Duração: 94 minutos. Classificação: Livre. 

''Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro'' (Documentário)

Em 1971, Melvin van Peebles revolucionou a figura do herói negro no cinema americano com seu filme “Sweet Sweetback´s Baadassss Song”. Este gesto cinematográfico inédito se tornou uma referência essencial e deu origem ao movimento Blaxploitation. Direção: Catherine Bernstein e Martine Delumeau. Duração: 52 minutos. Classificação: Livre. 

''Terra Prometida'' (série em animação em 6 episódios)

Série de documentários sobre imagens distorcidas, memórias fabricadas e responsabilidades ocultas. A verdadeira postura do Brasil diante do terror do nazismo e o alcance de sua ideologia que influenciou algumas políticas públicas nacionais. Direção: Paschoal Samora. Duração: 26 minutos. Classificação: 16 anos. 

''Salve o Prazer'' (Série)

Salve o Prazer é um telefilme documental, dirigido por Lírio Ferreira e Natara Ney e realizado pela Luni Produções. Um mergulho na vida e obra do fotógrafo, cenógrafo e artista plástico Carlos Filho, conhecido como Cafi. Pernambucano, radicado no Rio e vivente do mundo, ele participou da vida cultural brasileira durante 4 décadas, desde os anos 1960 até sua morte no réveillon de 2019. Cafi protagonizou todas as filmagens do projeto, revendo suas trajetórias, encontrando parceiros e amigos e revelando novos olhares. Entre seus muitos trabalhos estão as históricas capas de discos de grandes nomes da música brasileira. Foram quase 300 no total, começando com o icônico Clube da Esquina, com a foto dos 2 meninos. Salve o Prazer é um tributo à arte, ao talento e ao amor pela vida. Direção: Natara Ney e Lí­rio Ferreira. Duração: 52 minutos. Classificação: 14 anos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato