Documentário desvenda os mistérios que cercam a vida e a obra do pintor Modigliani

Divulgação Curta!

O documentário "Modigliani e seus segredos", que estreia no Curta!, desvenda os mistérios que cercam a vida e a obra do pintor italiano Amedeo Modigliani, conhecido por suas figuras alongadas e elegantes e seus rostos estilizados. O artista estudou na Academia de Belas Artes de Florença e, posteriormente, na de Veneza. Mas se destacou em Paris, onde passou a maior parte de sua vida.

A produção, dirigida por Jacques Loeuille, narra a trajetória de Modigliani por meio de entrevistas com especialistas de arte e busca desvendar alguns dos mistérios que cercam a sua vida, incluindo a obsessão pela beleza feminina e a dificuldade em lidar com o sucesso e a fama.

Um dos pontos que mais chama atenção no documentário é o relacionamento tumultuado entre Modigliani e a escritora e crítica de arte inglesa Beatrice Hastings, que influenciou significativamente sua obra. Juntos, formaram uma dupla criativa poderosa. Hastings serviu como modelo para Modigliani em muitas de suas pinturas e esculturas, incluindo "Beatrice Hastings" e "Nu Com Cabelo Loiro", consideradas algumas das melhores obras do artista.

O documentário conta que, enquanto a relação com Beatrice Hastings se torna mais tempestuosa, a pintura do período é mais intensa. A convivência deles era marcada por brigas constantes, ciúmes e infidelidades. Os elementos singulares de Modigliani se desdobram na tela: alongamento excessivo do pescoço; estilização de formas; achatamento de volumes; assimetria dos olhos, frequentemente sem pupilas; nariz inspirado na escultura primitiva e fundo escuro.

Modigliani sofria com problemas de saúde e financeiros, além da dependência de álcool e de drogas. Apesar disso, ele nunca interrompeu sua produção artística, criando muitas obras-primas. O artista faleceu em Paris, em 1920, aos 35 anos de idade, vítima de tuberculose. Mesmo com vida marcada por tragédia e por sofrimento, o documentário conclui que sua arte continua a inspirar e influenciar artistas de todo o mundo.

"Modigliani e seus segredos" também está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, acessado na ClaroTV+, ou no site CurtaOn.com.br. A exibição de estreia é na Terça das Artes, 11 de abril, às 22h30.

Os desdobramentos da bomba de Hiroshima são o tema do segundo episódio de 'Mitos da História'

A bomba atômica lançada sobre a cidade de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, foi um dos momentos mais sombrios da história da humanidade. No entanto, a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial não foi motivada apenas pela devastação causada pela bomba; vários fatores contribuíram para essa decisão. Esta conclusão está em “Hiroshima: A Derrota de Stalin”, segundo episódio da série “Mitos da História”, que vem sendo exibida com exclusividade no canal Curta!.

A narrativa sustenta que um dos motivos para a rendição japonesa foi a derrota da Alemanha em maio de 1945, deixando o Japão sozinho na guerra contra os Aliados. Essas forças já haviam derrotado as tropas japonesas em várias frentes e se preparavam para invadir o país. As autoridades japonesas sabiam que, mesmo que conseguissem infligir danos significativos às forças Aliadas, eventualmente seriam derrotadas.

Além disso, o Japão enfrentava uma crise econômica e de recursos. A guerra havia esgotado os recursos do país, e a população sofria com a escassez de alimentos e outros bens essenciais - sem carvão, sem gasolina, sem borracha e sem arroz. A economia japonesa estava em ruínas, e não havia perspectivas de melhora no curto prazo.

O episódio de “Mitos da História” revela que embora muitos japoneses quisessem uma paz honrada, os militares se negavam a “hastear a bandeira branca”. Segundo o documentário, na cultura japonesa, a guerra significava honra e a morte em nome da pátria, uma virtude. Os ministros não aceitavam a desonra e os riscos de uma rendição não negociada. Eles mantiveram, até quando conseguiram, o imperador no trono, preservando a própria essência do Japão e as tradições que ele representava.

Mas a pressão internacional também foi fator determinante na capitulação japonesa. Vários países, incluindo a União Soviética, de Stalin, estavam se mobilizando para forçar a rendição, vista como a única opção viável para acabar com o sofrimento do povo japonês.

“Mitos da História” é uma série com exibição exclusiva no Curta! que, em quatro episódios, questiona crenças que se firmaram em torno de personagens ilustres (ou infames) e de momentos importantes da história mundial. Os outros capítulos questionam que Hitler fosse um grande estrategista; o plano Marshall como o salvador econômico da Europa após a guerra e o suposto avanço econômico gerado por Mao Tsé-Tung na China. A série completa está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br A estreia do episódio é na Sexta da Sociedade, 14 de abril, às 23h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 10/04

21h30 – “Com a Palavra, Arnaldo Antunes” (Documentário)

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira. Direção: Marcelo Machado. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de abril, terça-feira, às 01h30 e às 15h30; 12 de abril, quarta-feira, às 09h30; 16 de abril, domingo, às 20h.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 11/04

22h30 – “Modigliani e seus segredos” (Documentário)

A obra de Modigliani está entre as mais reconhecidas na arte moderna. O filme revela os segredos por trás dos mitos que cercam esse artista boêmio. Direção: Jacques Loeuille. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de abril, quarta-feira, às 02h30 e às 16h30; 13 de abril, quinta-feira, às 10h30; 15 de abril, sábado, às 15h30; 16 de abril, domingo, às 21h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 12/04

22h30 – “Cidades Fantasmas” (Documentário)

Deserto chileno, Amazônia brasileira, Andes colombianos e Pampa argentino. Quatro destinos onde as ruínas e o silêncio são o plano de fundo da jornada. Alguns de seus antigos moradores ainda guardam na memória o que viveram ali e evocam lembranças de um passado que não querem esquecer. Com um olhar contemplativo sobre o que restou, refletimos sobre o que deixamos e podemos deixar do nosso legado. Direção: Tyrell Spencer. Duração: 71 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de abril, quinta-feira, às 02h30 e às 16h30; 14 de abril, sexta-feira, às 10h30; 15 de abril, sábado, às 22h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 13/04

22h30 – “Bruta Aventura em Versos” (Documentário)

Ícone da poesia marginal dos anos 1970, no Rio de Janeiro, Ana Cristina Cesar criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas e redigiu cartas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita. Direção: Letícia Simões. Duração: 74 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 14 de abril, sexta-feira, às 02h30 e às 16h30; 15 de abril, sábado, às 20h30; 16 de abril, domingo, às 13h20 e às 14h45.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 14/04

23h – “Mitos da História” (Série) - Episódio: “Hiroshima: A Derrota de Stalin”

Para a maioria das pessoas, os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki foram o motivo da rendição do Japão. Mas, embora essa noção possa não estar totalmente incorreta, ela omite o papel de um ator fundamental no encerramento da Segunda Guerra Mundial: o Exército Vermelho. Direção: Christiane Ratiney. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 15 de abril, sábado, às 03h e às 12h30; 16 de abril, domingo, às 18h30.

Sábado, 15/04

20h - “Segundo Take” (Série) – Episódio: “O Pagador de Promessas, com Cláudio Assis”

A série tem como proposta recriar cenas antológicas do cinema brasileiro sob o olhar de outros profissionais. A cada episódio, diretores e atores dividem com o público suas paixões cinematográficas e seu processo criativo ao refilmarem uma grande cena. Neste episódio, o cineasta Cláudio Assis reúne os atores Irandhir Santos e Antônio Pitanga para reviver os papéis de Leonardo Villar e Dionísio Azevedo, em uma cena emblemática do filme “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte. Na recriação, a conversa entre padre e promesseiro, que no filme original se passa em uma escadaria aos pés da igreja, agora acontece em um bar e uma marcenaria. Direção: Adriana Borges. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 16 de abril, domingo, às 10h.

Domingo, 16/04

22h30 – “Tá Rindo de quê?” (Documentário)

No período da ditadura militar, mesmo com toda a brutalidade, truculência e obscurantismo inerentes aos regimes de exceção, muita gente fez rir. O humor serviu como arma de resistência, mas também como válvula de escape, criou formas de driblar patrulhas e censuras, revolucionou linguagens, criou, debochou, divertiu, foi perseguido, proibido, encarcerado e, ainda bem, riu por último. Direção: Alê Braga, Claudio Manoel e Álvaro Campos. Duração: 85 min. Classificação: 12 anos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato