Edney Silvestre fala sobre dislexia, 11 de setembro, Escândalo Lewinsky e mais no The Noite

Divulgação Rogerio Pallatta/SBT

Um dos maiores e mais prestigiados jornalistas da TV, Edney Silvestre é o entrevistado desta terça (18) no The Noite com Danilo Gentili. Além de detalhes da vasta carreira no jornalismo – que inclui a cobertura de escândalos sexuais na Casa Branca e os atentados terroristas ao World Trade Center – fala dos livros publicados e outras curiosidades de sua vida pessoal, como a dislexia.

Recordando o fatídico 11 de setembro, comenta: “fui o primeiro de televisão (a chegar no local do atentado)”. Ele afirma: “palavras que sempre me vem à cabeça quando vejo aquelas imagens ‘horrível, horrível, horrível’. É o que eu sempre penso. Não tem outra palavra”. E completa: “eu fiquei traumatizado, sinceramente... Cheguei em casa, sentei, aí eu chorei. No vídeo, não”.

Ele revela ter sido vigiado no tempo de Saddam, quando fazia coberturas no Iraque. “não sou paranoico, mas nós fomos seguidos. A gente sentava para comer, o restaurante vazio, aí vinham dois senhores, de bigode, sentavam na mesa ao lado. Ficavam quietos e com o ouvido assim.... A gente ia para outra mesa e os dois iam atrás da gente”.

Sobre as coberturas do Oscar que já fez, fala sobre a indicação de Fernanda Montenegro: “Merecia. Até os atores americanos reconhecem isso. É linda aquela interpretação”. Edney comenta suas publicações, incluindo a mais recente, ‘Pequenas Vinganças’: “é um livro de contos e, nos contos, você não tem o limite que o romance te impõe.... É sobre justiça. Nenhuma das vinganças presentes no livro são perversas”.

Falando de sua trajetória, revela questões pessoais: “sou disléxico. Escrevo devagar. Reparou que eu não falo rápido? Porque se eu falar rápido começo a misturar as sílabas. Por exemplo, cama, eu posso inverter e falar maca... Escrevia porque não conseguia falar. Todo mundo debochava de mim, porque eu falava tudo errado. Não conseguia pronunciar uma série de palavras. Feijão, não conseguia. Aí comecei a substituir e feijão era ‘binota’. Eu inventei. Era mais fácil quando eu escrevia, porque conseguia concatenar as ideias”.

Ao relembrar a cobertura do Escândalo Lewinsky, opina: “para mim, dessa história toda, o que fica mais difícil de entender é: Mônica era inocente nessa história, que foi seduzida? Vamos falar a verdade, o homem mais poderoso do mundo, bonitão... seduziu. Porém, há um pedaço nessa história que é capcioso. Ela guardou o vestido que tinha uma mancha da ‘seiva vital’ dele. Uma mega vingança. Ele quase perdeu a presidência.... Ele não falou toda a verdade, mas não mentiu. Aí evitou a cassação”.

O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato