Filme exclusivo do Curta!, 'Incompatível com a vida', de Eliza Capai, vence o festival 'É Tudo Verdade'

Divulgação Curta!

''Incompatível com a Vida'', dirigido por Eliza Capai, foi o vencedor da competição brasileira de longas ou médias-metragens do festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. A obra, viabilizada pelo canal Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), aborda tabus como a perda gestacional e neonatal e o aborto. A partir dos registros pessoais da própria gravidez e luto, Capai nos convida a refletir sobre esses temas e quebrar o silêncio que muitas vezes envolve essas situações difíceis. O documentário estreia com exclusividade no Curta! em 2024.

Em emocionado discurso na premiação, Capai disse esperar que o filme seja “um abraço e também catarse para aqueles que passam pelo processo de luto” e que a discussão trazida pelo longa ajude a contribuir com a luta pelos direitos reprodutivos no país. 

''É inaceitável que uma mulher morra a cada dois dias em nosso país em decorrência de abortamentos inseguros. É inaceitável que tantas mulheres morram, percam seus úteros e saúde física e mental como resultado da injusta lei que criminaliza o aborto. Precisamos tirar o debate do aborto do campo da opinião pessoal e da crença religiosa e encará-lo como o que é: um debate sobre saúde pública'', disse Capai.

O júri do festival destacou a coragem da diretora em mergulhar de maneira pessoal e sensível nesse tema delicado, “trazendo à luz a realidade de muitas mulheres e a urgência da discussão sobre direitos reprodutivos no Brasil”. “Incompatível com a Vida” ganhou também o Prêmio EDT (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual) de Melhor Montagem (Longa-Metragem).

Curta!: dez anos de conteúdo relevante, da TV paga ao streaming

Em 2012, o Curta! estreou na TV paga em um contexto de pouco investimento em produções independentes, embora houvesse um cenário de busca por espaços de criação, produção e distribuição dentro do audiovisual brasileiro. A criação do canal foi um verdadeiro divisor de águas nesse panorama, que foi mudando positivamente conforme a legislação fortalecia o setor. Hoje, é mais que um canal na TV paga e contempla também as plataformas de streaming Curta!On – Clube de Documentários, CurtaEdu e TamanduáTV, além do site PortaCurtas, dedicado à produção brasileira de curtas-metragens.

Com 10 anos completados em novembro último, o Curta! se orgulha de ser um grande incentivador do audiovisual brasileiro. Foram 203 projetos viabilizados, de 125 produtoras de todo o Brasil, resultando em 125 longas documentais e 800 episódios de 70 séries, totalizando R$ 124 milhões em investimentos viabilizados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Perto de 20% dessa safra ainda se encontra em produção, e em breve chegará à grade do canal linear e ao streaming.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato