Jayme Matarazzo e Dandara Mariana estreiam como narradores de 'Sereno', novo podcast Original Globoplay

Divulgação Babuska Fotografia

Relaxar ouvindo um podcast pode ser uma das opções para quem busca por equilíbrio na rotina e maior qualidade de vida. Com a ideia de estimular os ouvintes a desenvolverem o prazer da escuta contemplativa, o podcast 'Sereno', novo Original Globoplay entrega uma experiência imersiva, a partir de paisagens sonoras e meditações guiadas. A série em áudio está com todos os episódios disponíveis de forma gratuita no streaming da Globo e chega nas outras plataformas de áudio nesta quarta (26), sendo distribuídos em três blocos de cinco episódios semanais. O título reúne 15 conteúdos, com 12 episódios dedicados a paisagens sonoras. Enquanto, os outros três são conduzidos por meditações guiadas nos módulos básico, intermediário e avançado.

Separar momentos ao longo do dia para contemplar ou experimentar sensações através dos ouvidos, vivenciando instantes prazerosos e marcantes está entre os conceitos do podcast. Para Jayme Matarazzo, um dos narradores do projeto, as pessoas podem esperar de ‘Sereno’, um companheiro de calma e plenitude. “Torço muito para que esse podcast acompanhe a rotina das pessoas como um amigo, como uma busca por um cuidado da mente. Sempre que eu precisar de um amigo e de alguém que me traga serenidade, vou buscar por ele, um companheiro de bem-estar", destaca o ator.   

Cuidar de si é um grande fio condutor para o autoconhecimento. Visando movimentos de relaxamento, a atriz Dandara Mariana conta que todos os dias procura fazer algum exercício físico. “Dentro dessas atividades está o yoga, momento em que eu faço uma meditação. O yoga traz um equilíbrio interno e um conhecimento de si mesmo. Essa prática já está na minha vida há mais de dez anos, e me ajuda muito, inclusive como atriz para me concentrar, para ter foco e para expandir o meu corpo”, comenta.   

Sobre os episódios

Cada episódio contará com aproximadamente 30 minutos de duração. A narração contempla grandes nomes, como: Ana Hikari, Rafael Cardoso, Vitória Strada, Juan Paiva, Nicolas Prattes, Dandara Mariana, Lúcio Mauro Filho, Jayme Matarazzo, Jonathan Azevedo, Nanda Costa, Mateus Solano e Ícaro Silva. Ao final de cada bloco, terá uma meditação guiada que incentivará o desenvolvimento meditativo de cada ouvinte. Com uma abordagem serena e tranquila, a série em áudio vai conduzir o público através da imaginação para diversos ambientes. Os ouvintes poderão visitar - por meio da narração guiada - o jardim impressionista pintado por Claude Monet e até mesmo relaxar ouvindo os sons da floresta da Serra da Bocaina, divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.     

As paisagens sonoras também passam por lugares encantadoras como cachoeiras, Arquipélago de Abrolhos, os fervedouros do Jalapão, dunas e lagoas dos lençóis maranhenses, além de florestas alagadas em Alter do Chão.

O projeto é um original Globoplay, com sonorização da Pipoca Sound, especializada na produção de podcasts e mídias audiovisuais. Todos os episódios estão disponíveis de forma gratuita no streaming da Globo. Já nos outros tocadores de podcasts, os conteúdos serão distribuídos semanalmente às quartas-feiras, em três blocos de cinco episódios.
 
Entrevistas com Jayme Matarazzo e Dandara Mariana:     

1 - Qual é a importância de desenvolver esse estado contemplativo da mente em meio à uma rotina agitada? 
Jayme Matarazzo: Em primeiro lugar, o equilíbrio mental é importantíssimo para a nossa geração como um todo. É sobre encontrar no silêncio de si mesmo, a conexão com os seus barulhos e com as suas inquietudes e buscar exatamente o que é essencial. Para mim, é menos sobre fechar os olhos e mais sobre tentar entrar em um lugar contemplativo solo. Por exemplo, eu tento me conectar com a natureza, mesmo que de olhos abertos e em movimento, e acho que em lugares especiais, a meditação acontece ao natural.

2 – Como foi a experiência de narrar uma paisagem sonora por uma floresta negra de célebres contos de fadas no podcast ‘Sereno’?
Dandara Mariana: Foi uma experiência nova e muito interessante. Eu nunca tinha feito uma narração para um podcast, e de fato, foi um trabalho relaxante, pois me senti muito à vontade nesse processo. 

3 – Qual é a sua relação com a podosfera? Quando recebeu o convite para participar de ‘Sereno’ teve uma conexão imediata com o tema?
Jayme Matarazzo: O convite de ‘Sereno’ foi algo muito bem-vindo para mim, pois é um podcast que buscaria facilmente para a minha vida. Na hora de narrar, pude me reconectar com tantos lugares que me trouxeram paz. Acredito que quando a gente consegue entrar em um estado de relaxamento só de resgatar memórias incríveis e de nos imaginar em lugares extraordinários isso já traz uma paz enorme.
 
4 - Como avalia a experiência apresentar e narrar uma série em áudio, sem ter o recurso da imagem?
Dandara Mariana: Considero interessante fazer com que o outro enxergue as imagens através do texto e das palavras. No podcast ‘Sereno’ é curioso, pois, você encontra um lugar na voz que passa ao outro plenitude e paz. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato