Jorge Pontual desbrava Nova York e conduz o mergulho nas cinco décadas de viagens do 'Globo Repórter'

Divulgação Globo/ Carol Matzenbacher

Em cinco décadas, mais de 100 países e os cinco continentes visitados. Um passaporte de respeito. Direto de Nova York, Jorge Pontual, que foi editor-chefe do programa entre 1983 e 1996 e também participou da edição do primeiro programa exibido em 1973, retorna ao jornalístico para fazer da cidade mais cosmopolita do mundo o ponto de partida para uma retrospectiva das melhores viagens que o ‘Globo Repórter’ fez em 50 anos e que marcaram a história da TV brasileira. Além da apresentação de Sandra Annenberg, que também voou para Nova York para gravar a abertura, o 'Globo Repórter' desta sexta-feira relembra reportagens, algumas com cenas icônicas protagonizadas por Gloria Maria, feitas no Brasil e mundo afora por mais de 20 jornalistas. 
 
“Nova York é a cara do ‘Globo Repórter’. Cada dia aqui  é uma  aventura, uma descoberta. A cidade  grandiosa pode  ficar  aos nossos pés... E teremos a sensação de estar no topo do mundo”, promete Jorge Pontual, que visita lugares como o observatório Summit One Vanderbilt ,num reencontro que exigiu dedicação extra: “O programa pede uma participação pessoal do repórter que normalmente não acontece em outros jornalísticos. O repórter tem que saber contar uma história com emoção e empatia pelos personagens envolvidos. É um investimento de pesquisa, reportagem e tempo maior que o de qualquer outro trabalho jornalístico em TV”. 
 
O especial sobre viagens vai lembrar ainda que em 50 anos, o ‘Globo Repórter’ apresentou vários paraísos intocados, inclusive para os brasileiros, foi um dos primeiros a ter autorização para visitar o Atol das Rocas, Fernando de Noronha e o Xingu, e percorreu toda a extensão de 6992 km do Rio Amazonas, da nascente, na Cordilheira dos Andes, no Peru, até a foz no Oceano Atlântico, já no norte do Pará. Além de relembrar perrengues, como o dia em que Francisco José virou de barco no Rio Amazonas e Gloria Maria foi levada pelo vento na Noruega e quase bateu de moto na Índia. 
 
Toda expedição que o ‘Globo Repórter’ faz passa por um mergulho na culinária da região visitada e isso, claro, fez com que a equipe do programa provasse de um tudo: iguanas, lingueirão, carne de cavalo, hamburger salpicado de ouro, escorpião, olho de carneiro, tubarão podre, ouriço, entre outras iguarias. O programa desta sexta-feira também vai lembrar o contato com culturas completamente diferentes que o ‘Globo Repórter’ nos proporciona. Na retrospectiva, Chico José cobriu uma cerimônia de casamento indiana, onde, seguindo as tradições daquele país, a noiva e o noivo não se conheciam e o enlace foi arranjado pelas famílias. No mesmo programa, ele também acompanhou um casamento dentro de grande caverna a 25 metros de profundidade, em Fernando de Noronha. Entre os convidados, 26 mergulhadores, claro. E Marcelo Correge conheceu a banha russa, uma espécie de sauna diferente. Depois de tomar uma ‘surra’ de galhos e folhas de carvalho e eucalipto para melhorar a circulação, ele precisou mergulhar na água a 4 graus. E repetir a série por três vezes. Tudo pela notícia. Quem no ‘Globo Repórter’ nunca?
 
Além de listar os bichanos que só o ‘Globo Repórter’ mostrou como vivem, como se reproduzem e como se alimentam. Gloria Maria, sempre ela, vai aparecer alimentando e limpando pandas. Ao longo de cinco décadas, o programa trouxe ainda fofuras como focas bebê, camelo, urso, dragões, rinoceronte, lêmures (um parente distante dos macacos), orça parda, entre vários outros. “O Globo Repórter é pioneiro em documentários, reportagem investigativa, reportagens sobre meio ambiente, diversidade, vida animal, reportagens sobre outras culturas, outros países. Vou amarrar segmentos sobre viagens, vida animal e o que mudou no mundo nesses 50 anos”, explica Pontual. 
 
Tudo isso sem perder a oportunidade de refletir sobre o futuro. “Como será a humanidade daqui a 50 anos? Anda haverá vida selvagem na terra? As pessoas de 2073, o que fazem? O que comem? O que vestem? Como viajam? Aonde vão, no sistema solar e na galáxia? Como será a saúde? A educação? O amor? Seremos mais felizes? Tudo isso você vai ver no ‘Globo Repórter’, daqui a 50 anos. Vamos nessa?”, convida Sandra. 
 
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, 28 de abril, após ‘Travessia’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato