''Por meio do padrão de beleza a gente define quem vive e quem morre'', diz Carol Barreto, designer de moda, no Provoca

Créditos: Lara Asano

Nesta terça-feira (4/4), Marcelo Tas conversa com a artista, designer de moda e criadora do projeto Modativismo, Carol Barreto. Eles falam sobre padrão de beleza, moda, racismo e a materialidade do racismo, machismo, e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
 
Carol comenta no Provoca sobre os padrões seguidos na moda, como a tabela antropométrica que são as medidas físicas de uma pessoa. “Aquele GG que está em uma tabela antropométrica, para definir uma roupa, é a materialidade do racismo de uma maneira tão contundente, que não tem como vestir as corporalidades brasileiras (...) o desenho que se replica nessa tabela é de um corpo branco caucasiano, nem de um corpo branco brasileiro, então as curvas do meu quadril, a circunferência da cintura, não serão acomodadas”, explica.
 
A artista fala ainda sobre a experiência da inadequação. “Eu acompanhava mulheres ao provador e compartilhava do constrangimento, sendo uma mulher magra (...) ‘esse GG não me veste, o problema é meu, eu sou feia, eu não deveria existir’ (...) várias questões que a gente sabe que esse processo de inadequação vai impingindo na nossa cabeça”.
 
Tas pergunta para a artista o que é o padrão de beleza. “É uma discussão muito complexa, por meio do padrão de beleza a gente define quem vive e quem morre. A maneira como eu sou parada numa abordagem policial é completamente diferente do carro que está à frente, com um grupo de garotos brancos, mesmo tomando álcool (...) a primeira coisa é a imagem”, conta.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato