Série Estádios Históricos mostra Luso-Brasileiro, sede da Portuguesa

Divulgação TV Brasil

Luso-Brasileiro, Vila Belmiro e Gávea são os próximos três destinos inéditos da temporada do seriado Estádios Históricos, atração documental produzida pela TV Brasil. O campo de futebol que sedia as partidas da Portuguesa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, é tema do episódio deste domingo (23), às 18h30. As edições do programa ficam disponíveis para o público no app TV Brasil Play.

Palco do futebol carioca, o gramado do Luso-Brasileiro recebe os jogos da Portuguesa pelas competições estaduais, mas também atende a confrontos nacionais de outros grandes times do estado, como o Flamengo e o Botafogo. Duelos da primeira divisão do Brasileirão e partidas da Copa Sul-Americana já foram disputadas no campo da Zona Norte do Rio.

As sedes da Portuguesa passaram por muitos bairros da cidade, mas foi na Ilha do Governador que o tradicional clube encontrou sua verdadeira casa e fidelizou a torcida. Inaugurado em 2 de outubro de 1965, o estádio ocupa as dependências do Jóquei da Guanabara e ajudou a consolidar a Lusa no cenário esportivo.

De lá saiu a equipe que venceu o Real Madrid em 1969, na casa do clube espanhol, o imponente Estádio Santiago Bernabéu, localizado na capital do país europeu. A Associação Atlética Portuguesa ganhou várias vezes título de menor expressão como os da segunda divisão estadual e da Copa Rio, entre as principais conquistas da agremiação. O espaço físico da Lusa na Ilha do Governador ainda abrigou outras práticas esportivas como turfe e futebol americano.

No gramado do Luso-Brasileiro foi criada a zebra, o símbolo do time montado pelo técnico Gentil Cardoso. Hoje, a Portuguesa realiza boas campanhas no Campeonato Carioca e trabalha sua base para fortalecer o elenco principal. O estádio oferece boa estrutura para o clube rubro-verde usufruir.

A produção da TV Brasil sobre o Luso-Brasileiro entrevista personalidades ilustres da Portuguesa e torcedores apaixonados pela simpática equipe. A série documental Estádios Históricos percorre as dependências da agremiação para revelar curiosidades de sua trajetória esportiva.

Intervenções para aumentar capacidade

Com capacidade para cerca de 6 mil torcedores, a arena já foi ampliada em algumas ocasiões com estruturas temporárias. A iniciativa ocorreu algumas vezes nos anos 2000 para temporadas em que os rivais Flamengo e Botafogo não tinham à disposição o Maracanã, o Nilton Santos e o Caio Martins.

Conhecido também como Estádio dos Ventos Uivantes, por causa das fortes rajadas de ventos na região, o Luso-Brasileiro teve sua estrutura definitiva aumentada para cerca de 16 mil pessoas, com a doação de cadeiras utilizadas na Arena do Futuro, palco das partidas de handebol durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Atualmente, o estádio da Portuguesa carioca é o quarto maior complexo de futebol do Rio de Janeiro. Com a redução e desativação da Laranjeiras e Gávea para jogos oficiais ao longo das últimas décadas, o Luso-Brasileiro só é menor que grandes templos do estado como Maracanã, Nilton Santos e São Januário.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato