Série sobre artes visuais mergulha na obra multifacetada de Anna Bella Geiger

Divulgação Curta!

Conhecida por sua abordagem experimental e interdisciplinar, a artista plástica Anna Bella Geiger é tema do primeiro episódio da série ''Tela sobre Tinta'', a ser exibida no Curta!. A produção, dirigida e idealizada por Malu De Martino, é um mergulho no legado e na obra de mais de seis décadas de uma das artistas mais importantes da arte brasileira contemporânea. 

Em entrevista, Anna Bella Geiger compartilha sua experiência no mundo das artes, desde os anos 1950 até os dias atuais, e fala sobre a dificuldade de estudar arte, destacando que este é um solo sempre movediço. Um dos aspectos mais marcantes de sua obra é sua versatilidade e a capacidade de experimentar diferentes mídias e linguagens artísticas. Como destaca o crítico e curador Fernando Cocchiarale, Anna Bella passou por experiências em pintura, desenho, gravura, vídeo e instalações, sempre elaborando uma poética própria que a torna reconhecida como uma das grandes artistas brasileiras.

O episódio apresenta alguns dos trabalhos mais importantes da artista, como a série “Mapas Mentais”, que reflete sobre as relações entre identidade e território, e a série “Muros de Berlim”, que aborda questões políticas e sociais. São obras que mostram a sensibilidade e a habilidade de Anna Bella para lidar com temas complexos e urgentes, ao mesmo tempo em que exploram diferentes técnicas e suportes.

A série “Tela sobre Tinta” é uma produção documental composta por cinco episódios independentes, cada um dedicado a um artista de destaque no cenário nacional. Além de Anna Bella Geiger, também são protagonistas em outros episódios: Luiz Aquila, Athos Bulcão, Celeida Tostes e Farnese de Andrade. A estreia é na Terça das Artes, 2 de maio, às 21h.

Último episódio de ‘O Cinema e a Segunda Guerra’ aborda o Dia D, o Holocausto e a bomba atômica

O terceiro e último episódio da série inédita “O Cinema e a Segunda Guerra”, que vem sendo exibida no Curta!, abrange acontecimentos como o Dia D, o Holocausto e a bomba atômica. A produção, dirigida por Lyndy Saville, mostra a intensidade e a profundidade da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos no mundo do cinema. Ao longo do episódio “Dia D, o Holocausto e a Bomba Atômica”, a diretora apresenta entrevistas com cineastas, críticos de cinema e historiadores, aliadas a imagens de época e cenas de filmes.

A produção destaca como o cinema tem sido fundamental para manter viva a memória dos horrores do Holocausto e garantir que essa atrocidade não seja esquecida. O episódio apresenta vários filmes que retratam esse que é um dos momentos mais sombrios e vergonhosos da história da humanidade, incluindo "A Lista de Schindler" (1993).

Um dos pontos centrais do episódio é a representação do Dia D, momento decisivo em que os Aliados lançaram uma invasão massiva na Europa Ocidental. Através de filmes como "O Mais Longo dos Dias" (1962) e "O Resgate do Soldado Ryan" (1998), a série mostra a brutalidade e a tensão da batalha nas praias da Normandia. Os filmes são elogiados por sua precisão histórica e realismo, trazendo a experiência da guerra para a tela.

A produção também destaca a preocupação dos Aliados com o destino de Paris e o papel da cidade na guerra, tema do filme “Paris está em Chamas?” (1966). A queda da capital francesa nas mãos dos nazistas foi um grande golpe para os Aliados, e sua retomada tornou-se prioridade. Ao abordar diferentes aspectos da guerra, o episódio oferece uma visão abrangente do conflito. Por fim, este capítulo aborda ainda os efeitos da bomba atômica, trazendo reflexões sobre a guerra e suas consequências através do filme “O Império do Sol” (1987). A produção apresenta imagens dos locais das explosões e destaca como esses eventos mudaram para sempre a história da guerra e da humanidade.

Em três episódios, a série "Cinema e a Segunda Guerra" lembra que o cinema não apenas documenta a história, mas também a molda e a influencia. A produção completa pode ser conferida no Curta!On – Clube de Documentários, pela Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. A estreia do episódio é na Quarta de Cinema, 3 de maio, às 23h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 01/05

21h – “Sons Brasilis” (Série) – Episódio: “Axé” 

O axé music surgiu na Bahia, na década de 1980, durante o carnaval, misturando uma variedade de ritmos (ijexá, samba-reggae, pop rock, candomblé, merengue, forró, entre outros). Em 1985, Luiz Caldas e Paulinho Camafeu compuseram o primeiro grande sucesso do gênero: “Fricote”. Mesmo tendo passado por uma fase de declínio, o axé mantém uma legião de fãs. O episódio foi gravado em Salvador e tem a participação de Luiz Caldas, Margareth Menezes e Banda Eva, entre outros. Direção: Adriana L. Dutra. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 02 de maio, terça-feira, à 01h e às 15h; 03 de maio, quarta-feira, às 09h; 07 de maio, domingo, às 11h05.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 02/05

21h – “Tela sobre Tinta” (Série) - Episódio: “Anna Bella Geiger” 

Anna Bella Geiger fala sobre seu trabalho e de onde nascem as ideias para suas obras. Em seu ateliê no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, a artista dispõe desordenadamente seus materiais de trabalho. Uma mistura de tintas, telas, fios, chapas metálicas e velas compõem um curioso universo que convida o espectador a um mergulho em seu processo de trabalho. Direção: Malu De Martino. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 03 de maio, quarta-feira, às 01h e às 15h; 04 de maio, quinta-feira, às 09h; 06 de maio, sábado, às 20h30; 07 de maio, domingo, às 10h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 03/05

23h – “O Cinema e a Segunda Guerra” (Série) – Episódio: “Dia D, o Holocausto e a Bomba Atômica” 

Os horrores do Holocausto são revelados e filmados por alguns dos principais diretores de cinema do mundo. A era nuclear começa em 6 de agosto de 1945, quando o Presidente Truman toma a decisão de lançar a primeira bomba atômica em Hiroshima. É seguida por outra bomba, no dia 9, em Nagasaki. A guerra no Japão é extinta e o Dia da Vitória (Dia V-J), em 15 de agosto, marca o fim da Segunda Guerra Mundial. A nova Guerra Fria começa. Direção: Lyndy Saville. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 04 de maio, quinta-feira, às 03h e às 17h; 05 de maio, sexta-feira, às 11h; 06 de maio, sábado, às 15h30; 07 de maio, domingo, às 23h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 04/05

20h30 – “Fronteiras do Pensamento” (Série, 4ª Temporada) – Episódio: “Graça Machel” 

Por meio de reflexões de grandes intelectuais da atualidade, a série mergulha nas incertezas da vida contemporânea em busca de sentidos. Neste episódio, são apresentados a vida e o pensamento da moçambicana Graça Machel, considerada uma das mais importantes ativistas africanas da atualidade, por suas ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Graça foi professora e lutou com a Frente de Libertação de Moçambique durante a Luta Armada da Libertação Nacional. Atuou como ministra da Educação e Cultura do seu país por 14 anos e, em 1990, foi nomeada pela ONU para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância. Sua atuação a aproximou do líder sul-africano Nelson Mandela, com quem se casou em 1998. Direção: André Brandão e Ricardo Carioba. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 05 de maio, sexta-feira, às 00h30 e às 14h30.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 05/05

23h – “Depressão, Uma Epidemia Mundial?” (Documentário) 

O documentário investiga a natureza global e o potencial epidêmico da depressão, de um ponto de vista social, desafiando a noção individual que se tem deste fenômeno. O filme busca reunir visões originais e inovadoras sobre o assunto com sociólogos, filósofos, assistentes sociais e neuropsiquiatras, a fim de analisar o contexto que estaria criando um terreno fértil para a depressão. Direção: Michele Dominici. Duração: 52 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 06 de maio, sábado, às 03h; 07 de maio, domingo, às 12h.

Sábado, 06/05

21h - ''Grandes Cenas'' (Série) – Episódio: ''Terra em Transe''

A série busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. Neste episódio, o montador Eduardo Escorel e o diretor de fotografia Luiz Carlos Barreto comentam a caótica cena da coroação em “Terra em Transe” (1967), de Glauber Rocha, o ápice da verborragia, do barroco e da desconstrução da forma tão presentes nesse marco do Cinema Novo. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 15 min. Classificação: Livre. Horário alternativo: 07 de maio, domingo, às 11h35.

Domingo, 07/05

21h45 – ''John Lennon: Imagine – O Filme'' (Documentário)

Imagens exclusivas de John Lennon e Yoko Ono filmadas na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Japão para acompanhar o disco “Imagine”. Entre os destaques do filme, há cenas como a de John tocando “Imagine” ao piano ou vestindo um uniforme militar, para ilustrar a canção “I Don’t Wanna Be a Soldier”. Em outro momento, ele e Yoko Ono jogam sinuca, durante “How Do You Sleep?” — música feita para provocar o ex-colega de banda Paul McCartney. O casal também aparece passeando de barco em um lago, ao som de “Jealous Guy”. O filme conta com as participações especiais do guitarrista e ex-beatle George Harrison e do ator e dançarino Fred Astaire. Direção: John Lennon e Yoko Ono. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato