TV Brasil exibe documentário inédito sobre Dorival Caymmi

Divulgação TV Brasil

No dia em que o cantor, compositor, violonista e pintor Dorival Caymmi faria aniversário, a TV Brasil exibe o documentário inédito ''Dê Lembranças a Todos'' (2018) sobre a vida e a obra do poeta que exaltou o mar e a natureza em diversas canções e é um dos pilares da cultura brasileira. Dirigido pelos irmãos Fábio e Thiago Di Fiore, o filme vai ao ar no domingo (30), às 23h, na faixa Cine Doc da emissora pública.

Dorival Caymmi, em toda carreira, criou pouco mais de 100 canções. O suficiente para se tornar um dos maiores compositores da MPB. Seu estilo é único: letras simples e uma batida de violão que ninguém copia. Um artista por essência, expressava o que via na própria vida não só através da música, mas também do desenho e da pintura.

Em “Dê Lembranças a Todos”, Fábio e Thiago Di Fiore encaram o desafio de retratar uma pessoa com a grandeza singular de Caymmi. Presença viva na cultura nacional e na memória de qualquer pessoa que ouviu seus versos e melodias inesquecíveis, o baiano é um dos maiores gênios da música popular brasileira, influência para a Bossa Nova e o Tropicalismo.

Integram o documentário depoimentos marcantes de familiares - seus filhos Nana, Dori e Danilo Caymmi, e sua irmã Dinahir Caymmi -, amigos e grandes artistas como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Milton Nascimento, ngela Maria, Bibi Ferreira, Paulo Jobim e Hermínio Bello de Carvalho. Também constroem o cenário e as histórias vividas por Caymmi conversas com pesquisadores da música brasileira como Ricardo Cravo Albin, Jairo Severiano e Sergio Cabral, além de antigas entrevistas, fotografias e imagens de época. Com imagens atuais de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o filme procura mostrar a influência da natureza e das “pequenas coisas da vida" na composição de suas canções.

O documentário aborda alguns encontros importantes para a cultura brasileira, como a relação de amizade entre Caymmi, o escritor Jorge Amado e o artista plástico Carybé, fato relevante para a evolução artística de cada um deles. Outro trio expressivo para a cultura brasileira, também homenageado e que faz parte da trajetória de Dorival, é Carmen Miranda, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato