TV Brasil exibe filme "Drama da Paixão" na faixa Cine DOC

Divulgação TV Brasil

Na semana da Páscoa, a TV Brasil apresenta o documentário "Drama da Paixão", longa-metragem sobre o espetáculo ao ar livre que reúne milhares de pessoas na pequena cidade de Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo. A montagem épica mobiliza o município para encenar a vida e a morte de Jesus Cristo.

A produção está em cartaz na sessão Cine DOC desta sexta (7), às 22h30. Além da janela na telinha da emissora pública, o filme também pode ser acompanhado no app TV Brasil Play. A película revela os bastidores da mobilização do município para recriar uma das histórias mais icônicas de todos os tempos.

A manifestação cultural envolve os moradores da região. Os populares ganham a chance de participar da dramatização. Reunidos por motivações diferentes, os integrantes do elenco amador habitam por dois meses um universo onde Jerusalém e Hollywood tentam coexistir.

A jornada de Santana de Parnaíba para representar aqueles personagens marcantes é realizada desde 1997. O espetáculo reúne centenas de pessoas, entre atores, figurantes, coro e bailarinos para dar conta de todos os atos da interpretação.

Câmera acompanha bastidores da cena

A atração da TV Brasil mostra entrevistas com a população que integra a equipe do espetáculo. Por três dias, a Barragem Edgard de Souza, às margens do Rio Tietê, serve de cenário para a superprodução. Palcos enormes, cavalos, danças coreografadas e fogos de artifício fazem do show um evento singular.

Diretor do espetáculo desde sua primeira edição, Edimilson Andrade comanda as equipes e relata durante o filme seu estímulo para dar vida à Paixão de Cristo. A equipe do longa acompanha todos os passos, desde o ensaio inicial até a última apresentação. Da forma mais natural possível, sem intervenções, câmeras captam a interação dos artistas nos bastidores.

O documentário nacional captura a motivação dos participantes, que revelam suas percepções acerca da peça, uma narrativa de grande peso simbólico. Este registro dá ao espectador uma noção cronológica da produção, que ganha ritmo e complexidade à medida que a estreia se aproxima.

Montagem gigantesca ao ar livre

A reconstrução teatral da Paixão de Cristo é tradição no Brasil, especialmente em Santana de Parnaíba. O evento é considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto do país sobre o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A manifestação cultural realizada promovida no interior paulista, só tem dimensão menor que a montagem pernambucana em Nova Jerusalém. A peça movimenta o turismo: milhares de pessoas viajam para testemunhar o espetáculo e assistir a montagem da multidão.

A encenação costuma ocorrer no começo do mês de abril, às margens do Rio Tietê, na Barragem Edgard de Souza, no km 40 da Estrada dos Romeiros. O espetáculo ao ar livre atrai também fiéis à cidade para acompanhar por cerca de duas horas e meia a iniciativa que combina elementos teatrais e belezas plásticas em palcos e cenários com estruturas temporárias.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato