Além das sombras: a posição do Brasil diante do nazismo é contada na série 'Terra Prometida'

Divulgação Curta!On

A série "Terra Prometida", disponível no Curta!On – Clube de Documentários -, mergulha em um universo de imagens distorcidas, memórias fabricadas e responsabilidades ocultas para falar do papel do Brasil diante do nazismo e o alcance de sua ideologia. Dirigida por Paschoal Samora e, com seis episódios, a obra é uma produção da Conspiração Filmes em parceria com a Synapse. O Curta!On – Clube de Documentários – pode ser acessado através da Claro TV+ e no site CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo.

A produção traz à tona aspectos ocultos da história brasileira, confrontando o público com a responsabilidade e os dilemas éticos que permearam o período. A série aborda a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e revela a postura brasileira diante do nazismo, mostrando que apesar da aparente abertura do governo para os imigrantes, os judeus não eram bem aceitos. Em 1935, com o pretexto de eliminar a ameaça comunista, o governo de Getúlio Vargas começou a perseguir militantes de esquerda, oposicionistas e estrangeiros. Essa mistura nebulosa de interesses políticos, xenofobia e segregação resultou em um cenário sombrio no país.

''Terra Prometida'' (Série em 6 episódios)
Direção: Paschoal Samora. Duração: 26 minutos. Classificação: 16 anos. 

Confira um pouco sobre cada episódio:

O primeiro episódio, “Resistir, Fugir ou Morrer”, se passa durante a queima de livros em Hamburgo em 1977, Erich Brill é perseguido e levado para Auschwitz, enquanto Albert Einstein tenta ajudar uma judia em perigo, Selma Moss. Isaac e Zívia resistem no gueto de Varsóvia e escapam com vida através dos esgotos.

O segundo episódio, “Der Amerikaner”, narra a história de Gingo, filho de imigrantes alemães no Brasil, que enfrenta uma identidade complexa durante a guerra. Ele é forçado a ingressar na Juventude Hitlerista, mas consegue evitar lutar contra brasileiros no front italiano e retorna ao Brasil com seus amigos.

No terceiro episódio, “Sobre Heróis e Párias”, o público é apresentado a Amynthas, um jovem negro do Brasil, que parte para a guerra na Itália, é capturado pelas tropas alemãs e retorna ao Brasil sem o apoio necessário para sua recuperação física e psicológica.

O quarto episódio,  “O Anjo de Hamburgo”, fala sobre Aracy Guimarães Rosa, que dribla protocolos diplomáticos brasileiros para salvar refugiados judeus durante o Holocausto. Ela esconde judeus em sua casa e os transporta pessoalmente para cruzar a fronteira alemã, sendo detida e posteriormente trocada por diplomatas alemães.

No quinto episódio, “A Rota dos Ratos”, Gustav Fraz Wagner, membro da SS nazista, escapa para o Brasil e vive impune sob um pseudônimo, apesar de ser reconhecido por sobreviventes do Holocausto. Ele morre em circunstâncias nebulosas.

No sexto e último episódio,“A Travessia”, a família Moser luta para sobreviver e fugir das atrocidades nazistas. Após a prisão de Max, eles conseguem vistos e partem para Xangai, aguardando a liberação do visto brasileiro. Após uma viagem desafiadora, a família finalmente chega ao Brasil e enfrenta novos desafios de adaptação e estabelecimento.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato