Caminhos da Reportagem denuncia aumento dos casos de feminicídio

Divulgação TV Brasil

A TV Brasil apresenta o drama do feminicídio e suas consequências para os envolvidos na edição inédita do programa Caminhos da Reportagem deste domingo (28), às 22h. A produção jornalística da emissora pública aborda o crescimento desse tipo de crime contra a mulher e seus prejuízos para os familiares. O episódio "Órfãos do feminicídio" também fica disponível no app TV Brasil Play.

No Brasil, uma a cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência de gênero em 2021, segundo a pesquisa "Visível e Invisível", do Fórum Nacional de Segurança Pública. Em 2022, a situação se agravou. Para 1.400 mulheres o destino foi além da agressão, chegando à morte.

O feminicídio é um crime que não faz apenas a vítima fatal, mas impacta a família e, principalmente, os filhos da mãe assassinada. A constatação é séria: a maioria das mulheres que sofre violência doméstica não denuncia os agressores e grande parte dos assassinos são companheiros ou ex-parceiros da vítima.

Para analisar o assunto, a atração jornalística entrevista parentes dessas mulheres, especialistas em Direito e profissionais da área de saúde. Além dos traumas pelo aumento das ocorrências, o Caminhos da Reportagem ainda coloca em pauta a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher e as medidas para combater o feminicídio.

Famílias ficam abaladas com a perda repentina por violência brutal

Jéssica, filha de Nicelia Vitor de Oliveira Pimenta, faz parte das estatísticas. Morta pelo marido em novembro de 2022, ela deixou 2 filhos, um de 13 e outra de 7 anos. Dias antes do assassinato, o marido da vítima havia tomado o celular dela.

Nicelia descobriu que a filha tentou pedir ajuda dias antes. "No mesmo dia (que o marido pegou o celular), ela foi na delegacia pedir uma medida protetiva, mas não sei porque ela não fez", reflete. A mãe se pergunta se a filha foi ouvida e tratada de uma forma que não se sentiu segura para prosseguir com a denúncia.

"Quando a gente vai a qualquer instituição buscar socorro, a primeira coisa que se quer é um bom acolhimento, um olhar especializado e que entenda de forma técnica o que você está passando", avalia Gislaine Campos Reis, coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). 

Difícil saber o que houve no dia e se um atendimento diferenciado teria evitado a morte de Jéssica. A realidade é que hoje a avó, além de lidar com o próprio luto, também precisa acolher a neta. "Na consulta dela com a psicóloga, eu falei que preciso dar um retorno, ela sempre me pergunta o que aconteceu com a mãe. Como é que eu falo? Porque ela sabe que o pai matou a mãe e onde colocou o corpo, ela sabe", conta a avó.

Além dos traumas do crime nas crianças, muitas vezes o feminicídio também abre portas para outros tipos de violência. Foi o caso de uma jovem de 19 anos, que hoje vive em um abrigo de Brasília e não quis se identificar. Aos 5 anos, ela viu a mãe morrer assassinada pelo pai, que não foi preso.

A criança e os irmãos foram viver com a avó paterna, que os maltratava. Aos 13 anos, ela se mudou para a casa do pai e foi vítima de abuso sexual. "Quando eu contei do abuso para a minha família, simplesmente falaram que era mentira minha, que eu estava querendo botar meu pai na cadeia", afirma.

O psiquiatra André Salles, especialista em infância e adolescência, também explica que as agressões, muitas vezes, já ocorrem antes da morte, e os filhos podem começar a ver esse tipo de situação como normal. "São crianças que vivem em uma situação de violência prévia e acabam entendendo no seu desenvolvimento que a resposta às injúrias, às dificuldades do ambiente, deve ser feita de uma maneira violenta", explica.

Só no Distrito Federal, no primeiro trimestre do ano, houve um aumento de 350% dos casos de feminicídio. Uma das vítimas desse ano foi esfaqueada no meio da rua pelo ex-companheiro, em frente ao filho dela de 13 anos. Segundo a família, a vítima havia pedido medida protetiva contra o homem que já tinha várias passagens pela polícia. 

O assassino havia sido preso semanas antes por tentar invadir a casa dela. Assim que foi solto, cometeu o feminicídio. Hoje, está preso preventivamente. O filho e testemunha do assassinato da mãe está morando com uma tia, sabe que vai carregar o trauma pelo resto da vida e só tem um desejo: "que ele fique preso e me deixe em paz, eu e minha família".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato