Canal Brasil exibe programação especial dia 13 de maio, quando a abolição da escravidão no Brasil completa 135 anos

Divulgação

No dia 13 de maio completam 135 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. Para marcar a data, o Canal Brasil preparou uma programação com filmes que debatem o tema. No sábado, 13, a partir das 15h30, serão exibidos os documentários "Ruído Branco" e "Chico Rei Entre Nós". O primeiro é um curta-metragem de Gabriel Fonseca em que o tema principal é o processo de embranquecimento no Brasil. O segundo, de Joyce Prado, parte da história de Chico Rei, um congolês que veio escravizado para o Brasil em 1740 e comprou a própria liberdade e a de muitas pessoas, e busca entender quem são os 'Chico Reis' dos dias de hoje.

"Ruído Branco" traz reflexões sobre o embranquecimento da população brasileira e como ele dificulta a busca da identidade das pessoas negras em um país historicamente racista. Temas como o colorismo e o apagamento histórico também são abordados no filme, que conta com depoimentos de personagens como o historiador Raphael Tim e a psicóloga Daniela Trindade.

"Chico Rei Entre Nós" é o primeiro longa da diretora Joyce Prado e foi produzido por uma equipe inteiramente feminina e majoritariamente negra. O documentário busca entender quem são os "Chico Reis" da sociedade atual ao explorar o sentimento de resistência de brasileiros negros manifestado através da história, da arte e da cultura. O filme foi o vencedor do Prêmio do Público de Melhor Documentário Brasileiro e da Menção Honrosa do Júri na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Ruído Branco (2019) (15’)
Horário: Sábado, 13/05, às 15h30
Classificação: Livre
Direção: Gabriel Fonseca

Sinopse: O documentário reflete a respeito dos processos de embranquecimento que o Brasil sofreu durante 130 anos. Como isso dificulta a busca da identidade das pessoas negras em um país historicamente racista.

Chico Rei Entre Nós (2020) (95’)
Horário: Sábado, 13/05, às 15h45
Classificação: Livre
Direção: Joyce Prado

Sinopse: Chico Rei foi um rei congolês escravizado que libertou a si e aos seus seguidores durante o Ciclo de Ouro em Minas Gerais. Sua história é o ponto de partida para explorar os diversos ecos da escravidão brasileira na vida das pessoas negras e da sociedade de hoje, entendendo seu movimento de autoafirmação e liberdade a partir de uma perspectiva coletiva.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato