Documentário inédito e exclusivo sobre Melvin Van Peebles aborda a criação do herói negro no cinema americano

Divulgação Curta!

O documentário inédito "Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro", a ser exibido com exclusividade pelo Curta!, é uma homenagem à vida e obra do cineasta Melvin Van Peebles, que revolucionou o cinema americano ao criar um novo modelo de herói negro nas telas. A produção, dirigida por Catherine Bernstein e Martine Delumeau, retrata a trajetória de Melvin Van Peebles, desde sua infância em Chicago até o sucesso alcançado com "Sweet Sweetback´s Baadassss Song" (1971).

A história de Sweetback foi uma chamada política e uma declaração revolucionária contra a injustiça e a violência sofrida pelas minorias nos Estados Unidos. Produzido de forma independente por Van Peebles - que também escreveu o roteiro, dirigiu, atuou como protagonista e compôs a música - o filme arrecadou US$ 15 milhões. O sucesso da produção abriu caminho para um novo gênero cinematográfico, conhecido como Blaxploitation, que apresentou personagens negros em papéis de destaque.

O documentário "Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro" mergulhou nos bastidores da produção do filme, acompanhando as lutas enfrentadas por Van Peebles para realizar sua visão cinematográfica. Seus filhos e neto, que hoje são produtores, diretores e atores, testemunham o impacto duradouro de "Sweet Sweetback's Baadassss Song" e como a obra provou que existe vida além de Hollywood. Para seus familiares, embora Melvin Van Peebles não tenha se tornado um dos principais cineastas da Nova Hollywood, seu legado no cinema e sua influência são inegáveis.

"Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro" também está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site ganham 7 dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma, basta se cadastrar. A estreia é na Quarta de Cinema, 17 de maio, às 23h.

‘Tela sobre Tinta’ traz a obra de Athos Bulcão

O legado de Athos Bulcão na arte brasileira é inegável, especialmente em Brasília, onde suas obras são uma marca registrada da cidade. Como designer e artista plástico, ele soube unir sua criatividade e técnica para criar projetos únicos e memoráveis. O terceiro episódio da série "Tela sobre Tinta", que vem sendo exibida pelo Curta!, faz um mergulho na vida e obra de Athos Bulcão – falecido em 2008 -, um dos mais importantes artistas plásticos do país, que se destacou por sua habilidade em mesclar arte e arquitetura em seus projetos.

Em imagens de uma entrevista de arquivo, Athos Bulcão compartilha um pouco de sua filosofia de trabalho ao contar que permitia que a criatividade fluísse livremente, mas sem perder a noção do que estava sendo feito. Esse equilíbrio pode ser visto em sua obra, que apresenta uma mistura de formas abstratas, cores vibrantes e geometria.

Em depoimento, Valéria Cabral, diretora da Fundação Athos Bulcão, destaca a relevância do artista para Brasília e para o Brasil, já que sua presença na cidade durante 50 anos deixou um legado cultural significativo. O museu a céu aberto criado por Bulcão é um exemplo disso, “uma verdadeira maravilha” que apresenta algumas de suas mais icônicas obras.

Para o arquiteto e professor José Carlos C. Coutinho, Athos Bulcão foi um grande artista e continuará sendo um exemplo de como integrar arte e arquitetura. Seus projetos criaram espaços que são verdadeiras obras de arte, e sua habilidade em transitar por diferentes técnicas e suportes é inspiradora.

A série “Tela sobre Tinta” é composta por cinco episódios independentes, cada um dedicado a um artista de destaque no cenário nacional. Além de Athos Bulcão, também são protagonistas em outros episódios: Anna Bella Geiger, Luiz Aquila, Celeida Tostes e Farnese de Andrade. A produção completa está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessada na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. A estreia do episódio é na Terça das Artes, 16 de maio, às 21h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 15/05

22h30 – “Ney - À Flor da Pele” (Documentário)

"Ney À Flor da Pele" é um documentário de longa-metragem centrado no impacto das performances de Ney Matogrosso em seu público e na reverberação desse impacto na cultura brasileira, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Uma antologia audiovisual, toda composta por imagens de arquivo. A melhor maneira de conhecer Ney é estar com ele nos palcos. Direção: Felipe Nepomuceno. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 16 de maio, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 17 de maio, quarta-feira, às 10h30; 20 de maio, sábado, às 15h; 21 de maio, domingo, às 21h40.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 16/05

21h – “Tela sobre Tinta” (Série) - Episódio: “Athos Bulcão”

Das fotomontagens aos figurinos para teatro, do Sambódromo à Catedral de Brasília, o documentário visita a obra de Athos Bulcão em seu amplo espectro. Nas palavras do professor e arquiteto JC Coutinho: “a obra de Athos é a presença dessas obras nos espaços externos na cidade”. Direção: Malu De Martino. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de maio, quarta-feira, às 01h e às 15h; 18 de maio, quinta-feira, às 09h; 20 de maio, sábado, às 20h30; 21 de maio, domingo, às 10h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 17/05

23h – “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro”

Em 1971, Melvin Van Peebles revolucionou a figura do herói negro no cinema americano com seu filme “Sweet Sweetback´s Baadassss Song”. Este gesto cinematográfico inédito se tornou uma referência essencial e deu origem ao movimento Blaxploitation. Direção: Catherine Bernstein e Martine Delumeau. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18 de maio, quinta-feira, às 03h e às 17h; 19 de maio, sexta-feira, às 11h; 20 de maio, sábado, às 16h30; 21 de maio, domingo, às 23h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 18/05

22h30 – “Romance de Formação” (Documentário)

Quatro jovens precisam lidar com as aspirações e anseios de uma vida repleta de realizações. São estudantes de grandes instituições acadêmicas - Harvard e Stanford (EUA), Karlshire (Alemanha) e PUC-Rio (Brasil). Direção: Julia De Simone. Duração: 74 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de maio, sexta-feira, às 02h30 e às 16h30; 21 de maio, domingo, às 18h45.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 19/05

20h30 – “A batalha do passinho” (Documentário)

Surgido nas favelas cariocas, o Passinho explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos. O documentário “A Batalha do Passinho - O Filme”, dirigido por Emilio Domingos, acompanha de perto esse fenômeno e mostra a evolução dessa cultura. Direção: Emí­lio Domingos. Duração: 73 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 20 de maio, sábado, 00h30; 21 de maio, domingo, às 11h25.

Sábado, 20/05

21:05 – “Grandes Cenas” (Série) – Episódio: “Central do Brasil”

A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em "Central do Brasil" (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 15 min. Classificação: Livre. Horário alternativo: 21 de maio, domingo, às 11h05.

Domingo, 21/05

20:15 – “Janela da Alma” (Documentário)

O que o escritor José Saramago, o cineasta Wim Wenders, a atriz Marieta Severo e o músico Hermeto Pascoal têm em comum? Eles e mais quinze personalidades com problemas visuais, que vão da simples miopia à cegueira total, dão depoimentos revelando sua percepção do mundo no documentário "Janela da Alma". Direção: João Jardim e Walter Carvalho. Duração: 73 min. Classificação: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato