Documentário lança olhar íntimo sobre a vida do músico nigeriano Fela Kuti

Divulgação Curta!

Fela Kuti foi o criador do afrobeat, cruzamento entre os ritmos africanos tradicionais e a música ocidental, e uma figura poderosa do movimento dos direitos negros. O documentário "Meu amigo Fela", que chega ao Curta!, apresenta uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano, contrapondo a narrativa mais frequente de que ele era um excêntrico ídolo pop africano. 

Dirigida por Joel Zito Araújo, a produção, que participou de festivais e estreou nos cinemas, traz à tona a vida e a obra de um dos mais importantes artistas e ativistas africanos. O filme é conduzido pelo amigo íntimo e biógrafo oficial de Fela, Carlos Moore, com um olhar intimista sobre a vida do músico. Entre as pessoas entrevistadas, estão seus filhos, mulheres e os ativistas políticos que foram influenciados por sua mensagem e sua música.

Além de retratar a história de Fela, o documentário apresenta um contexto político e social da Nigéria e do continente africano durante o século XX, em que o pan-africanismo e a luta pela independência e pela igualdade eram temas recorrentes. A produção faz um paralelo entre a vida e obra de Fela e outras lideranças negras do mundo, como Malcolm X e Martin Luther King, mostrando a importância da luta pelos direitos civis e pela libertação dos povos oprimidos.

Ao longo do documentário, é possível ver como a ideologia e a música de Fela cresceram juntas, e como ele se tornou um ícone. Sua militância o colocou em conflito com o governo nigeriano, o que resultou em perseguição política e tortura. No entanto, isso não o impediu de continuar a lutar pelos direitos de seu povo. Suas letras, muitas vezes contestadoras, corroboram sua visão de que a música deveria ser para a revolução e não apenas para entreter. 

Além do registro biográfico de um artista, o filme apresenta ainda uma visão aprofundada sobre a história e a cultura africanas, e a luta dos povos oprimidos por sua libertação. "Meu amigo Fela" é uma homenagem ao legado de um dos maiores artistas da África, mas também é uma mensagem de que a luta por justiça e liberdade continua sendo urgente e necessária. A produção pode ser conferida no Curta!On – Clube de Documentários, pela Claro TV+ e em CurtaOn.com.br A exibição é na Segunda da Música, 8 de maio, às 22h20.

'Tela sobre Tinta' aborda a criatividade de Luiz Aquila

O segundo episódio da série "Tela sobre Tinta", exibida no canal Curta!, explora a jornada criativa do renomado artista plástico Luiz Aquila. Dirigida por Malu De Martino, a produção convida o público a testemunhar o processo de criação de Aquila em seu ateliê, onde ele comenta suas motivações e como lida com o desafio de iniciar uma nova obra. 

Ao longo do capítulo é possível ver a tela ganhar vida e forma, através do trabalho meticuloso do artista. Ele mostra como a criação de uma obra de arte é um processo complexo, que envolve dedicação, perseverança e muita inspiração. O episódio "Luiz Aquila" é uma ode à arte e à criatividade, uma homenagem ao processo de criação e à beleza que emerge da tela em branco.

A formação de Aquila vem do modernismo brasileiro, e seu olhar discriminativo foi estimulado por sua família e pelo meio em que cresceu. Para ele, a arte é um bem social que pode mudar mentalidades e interferir na realidade. Como professor, Aquila vê sua atuação didática como uma arte coletiva de criação, que exige um empenho pessoal e heroísmo para construir pontes entre si e a vida.

O arquiteto e curador Lauro Cavalcanti, presente no episódio, destaca a importância do processo do artista. Para Cavalcanti, Aquila é um “estabelecedor de prazeres visuais e de crenças em possibilidades da vida. A autocomplacência de achar prazer sem esforço não existe para ele, e o processo é mais importante do que o projeto. A pintura é uma celebração e se constitui ao longo do processo com uma estruturação intelectual”.

A série “Tela sobre Tinta” é composta por cinco episódios independentes, cada um dedicado a um artista de destaque no cenário nacional. Além de Luiz Aquila, também são protagonistas em outros episódios: Anna Bella Geiger, Athos Bulcão, Celeida Tostes e Farnese de Andrade. A produção completa está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessada na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. A exibição do episódio é na Terça das Artes, 9 de maio, às 21h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 08/05

22h20 – “Meu amigo Fela” (Documentário)

Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. No filme, a complexidade da vida de Fela é desvendada através de conversas com seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o cubano Carlos Moore. Direção: Joel Zito Araújo. Duração: 94 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de maio, terça-feira, às 02h20 e às 16h20; 10 de maio, quarta-feira, às 10h20; 13 de maio, sábado, às 15h45; 14 de maio, domingo, às 20h45.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 09/05

21h – “Tela sobre Tinta” (Série) - Episódio: “Luiz Aquila”

No seu ateliê, diante da tela branca, o artista Luiz Aquila comenta suas motivações e como lida com o início do processo de criação. O arquiteto e curador Lauro Cavalcanti afirma que, para Aquila, o processo é tão importante quanto o resultado. O ‘making of’ de um quadro é o ponto de partida na condução da narrativa pontuada pelo seu retorno ao ateliê. Direção: Malu De Martino. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de abril, quarta-feira, às 02h35 e às 16h35; 27 de abril, quinta-feira, às 10h35; 29 de abril, sábado, às 14h; 30 de abril, domingo, às 21h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 10/05

20h30 – “Nós, Documentaristas” (Série) - Episódio: “Emílio Domingos” 

A série mergulha no universo do documentário brasileiro a partir de depoimentos dos principais cineastas do país que se propõem a filmar a "realidade". Neste episódio, Emílio Domingos, diretor de filmes como "L.A.P.A.", "A Batalha do Passinho" e "Deixa na Régua", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários. Direção: Susanna Lira. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 11 de maio, quinta-feira, às 00h30 e às 14h30; 12 de maio, sexta-feira, às 08h30; 13 de maio, sábado, às 18h30; 14 de maio, domingo, às 08h30. 

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 11/05

22h30 – “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” (Documentário)

Com colagens, material de arquivo e depoimentos, este é um retrato íntimo e apaixonado que analisa a influência exercida na arte brasileira pela "Nuvem Cigana", coletivo de poetas cariocas que faziam parte do movimento conhecido como poesia marginal nos anos 1970 e 1980. Direção: Paola Vieira e Claudio Lobato. Duração: 80 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 12 de maio, sexta-feira, às 02h30 e às 16h30; 13 de maio, sábado, às 21h30; 14 de maio, domingo, às 13h15.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 12/05

22h10 – “Quartier Latin - Maio de 68” (Documentário)

Um documentário sobre o movimento social de Maio de 1968, marcado por greves gerais e ocupações estudantis. Por um pedido dos estudantes da Sorbonne, William Klein filmou os acontecimentos no Quartier Latin, em Paris. O olhar é voltado para os manifestantes, em sua maioria estudantes, que se expressaram contra o sistema educacional francês, as estruturas da sociedade e o conservadorismo. Foram ouvidos trabalhadores, donas de casa, imigrantes, crianças, jovens de todos os tipos e tendências políticas, cujas discussões espalharam-se por toda a cidade. Direção: William Klein. Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de maio, sábado, às 02h10; 14 de maio, domingo, às 14h45.

Sábado, 13/05

23h – “Marisa Monte – Mais” (Documentário)  

O filme traz as músicas do segundo álbum da cantora Marisa Monte, o homônimo “Mais”, incluindo sucessos como “Beija eu” e “Diariamente”. Foi lançado em VHS em 1992 e, em DVD, no ano de 2004. Direção: Arthur Fontes e Lula Buarque. Duração: 42 min. Classificação: Livre. Horário alternativo: 14 de maio, domingo, às 16h30.

Domingo, 14/05

19h – “Vilanova Artigas - O Arquiteto e a Luz” (Documentário)

O documentário remonta a trajetória do icônico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas. Através da lembrança de seus amigos, familiares e alunos, a produção passeia pela trajetória de Vilanova Artigas, revisitando, entre outros, as construções de suas primeiras casas, sua ligação com o Partido Comunista e aulas com Prestes Maia. Paulo Mendes da Rocha (vencedor do Pritzker), os arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva, Álvaro Puntoni, Jon Maitrejean e Ruy Ohtake, o historiador Carlos Guilherme Motta, o fotógrafo Cristiano Mascaro e o ator Juca de Oliveira são alguns dos nomes que dão depoimento no filme, narrado de forma cronológica. Direção: Pedro Gorski e Laura Artigas. Duração: 93 min. Classificação: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato