Eduardo Coutinho é homenageado pelo Curta! e Curta!On no mês que completaria 90 anos

Divulgação Curta!

Um dos mais importantes documentaristas brasileiros, Eduardo Coutinho faria 90 anos no dia 11 de maio. Para homenageá-lo, o Curta! exibe na véspera de seu aniversário, dia 10, às 22h30, e no dia 11, às 2h30 e às 16h30, o documentário "Banquete Coutinho", de Josafá Veloso, produção que propõe uma reflexão sobre a obra do cineasta, morto em 2014. No Curta!On – Clube de Documentários na Claro TV+ e na internet, o documentário está na pasta degustação. Novos cadastros têm sete dias grátis.

"Banquete Coutinho” foi desenvolvido a partir de um encontro filmado entre Eduardo Coutinho e o diretor em 2012, dois anos antes de sua morte. O depoimento é complementado por vasto material de arquivo, com objetivo de manter acesas as inquietações do cineasta e discutir sua obra. Em um dos trechos, Coutinho diz: “Uma conversa com uma pessoa é decisiva. Ou sai ou não sai. Em dez minutos se resolve isso. Se não sai, não tem filme”. O filme é da Heco Produções e foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Além de “Banquete Coutinho”, os assinantes do Curta!On podem assistir a série “O Método", de Carlos Roberto Franke e Liliana Sulzbach, que discute as formas de trabalho, os processos criativos e as possibilidades narrativas no cinema documental, a partir de entrevistas e de análises da obra de diversos diretores. Durante um ano, o professor Carlos Roberto Franke entrevistou documentaristas do Brasil e da Alemanha para seu projeto de pós-doutorado e, após reunir um vasto material sobre o tema, convidou os diretores para desenvolverem um filme que abordasse os métodos utilizados pelos realizadores.  

Além de retomar as origens do cinema, relembrando os irmãos Lumiére e Robert Flaherty – pioneiros da Sétima Arte -, os episódios passam por debates como a presença do autor nos filmes do francês Chris Marker e o engajamento do jornalista Glenn Greenwald em “Citizenfour”, filme vencedor do Oscar; as reflexões do crítico e teórico de cinema Bill Nichols, sobre ética e história; e do próprio Coutinho, sobre o rigor de uma obra baseada na potência de entrevistas. Entre realidade e ficção, as discussões dão conta de uma arte – a de documentar - que não tem fronteiras e circula por esses opostos. Os episódios são “O Real e A Ficção”, “A Linguagem”, “A Ética e a História” e “O Autor e a Obra”. “O Método” é uma produção da Tempo Porto Alegre viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 10/05

22h30 – “Banquete Coutinho” (Documentário)

Banquete Coutinho propõe olhar para a obra de Eduardo Coutinho como um grande todo. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Obra e pensamento de Coutinho resistem ao tempo. Direção: Josafá Veloso. Duração: 74 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 11 de maio, quinta-feira, às 02h30 e às 16h30; 12 de maio, sexta-feira, às 10h30; 13 de maio, sábado, às 14h15; 14 de maio, domingo, às 22h30.

No Curta!On – pasta degustação: Banquete Coutinho” (Documentário)

Para assinantes: “O Método” (Série)

“O Método” desvenda, interpreta e revela as ferramentas e conhecimentos utilizados por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade. Direção: Liliana Sulzbach e Carlos Roberto Franke. Duração: 80 min. Classificação: 10 anos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato