Reportagem da TV Aparecida destaca histórias e a indústria dos pães

Divulgação TV Aparecida

O "Arquivo A" desta quinta-feira (4/5), às 21h, vai falar sobre pães e suas mais variadas formas e sabores. A reportagem da TV Aparecida, feita por Renato Dias, traz um histórico de como esse alimento chegou no Brasil e ainda mostrará lugares famosos, projetos que ensinam a panificação e casos de pessoas que vivem do pão, alimento tão comum na mesa dos brasileiros todos os dias.

Levantamento feito pela produção dá conta de que a panificação está entre os seis maiores segmentos da indústria do Brasil, com participação de 36% na indústria de produtos alimentares, e assim se mostra um mercado resistente à crise. Atualmente existem em torno de 87 mil padarias no Brasil, sendo 22 mil apenas em São Paulo.

Um dos lugares mostrados na reportagem será a Padaria Santa Tereza, considerada a mais antiga do Brasil e frequentada por milhares de clientes desde 1872. O lugar fica no Centro Histórico Paulista e é um local de turismo pelas suas delícias e também uma decoração única que mostra nas paredes um pouco dos seus 150 anos de história. Essa padaria já foi frequentada por artistas como Nelson Gonçalves e Adoniran Barbosa.

Outro lugar visitado na capital paulista ´é o Museu do Pão. O local abriga peças e equipamentos antigos, além de reportagens e fotos que mostram um pouco da trajetória do mercado de panificação no Brasil nos últimos 100 anos. O "Arquivo A" ainda mostrará como é a vida de pessoas que trabalham nas padarias, chegando de madrugada para deixar tudo pronto aos clientes que chegam logo cedo atrás dos pãezinhos.

O projeto social "Mão na Massa" do Santuário Nacional também será pauta da reportagem. Através da panificação, transformam a vida de muitos jovens da cidade de Aparecida (SP), que participam do curso, e os que se destacam têm a oportunidade de trabalhar na Casa do Pão, que fica no Santuário. A variedade de pães do lugar também fará parte do programa.

E fechando a reportagem, o pão dentro do contexto da fé e o alimento universal na Igreja Católica, que Jesus Cristo escolheu como um dos símbolos para instituir a Sagrada Eucarística.

"Arquivo A", quinta-feira, às 21h

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato