Reportagem da TV Aparecida desvenda o mundo das mentes brilhantes

Divulgação TV aparecida

O "Arquivo A" desta quinta-feira (25/5), às 21h30, traz uma reportagem sobre as mentes brilhantes. O programa da TV Aparecida destacará pessoas superdotadas ou com alta habilidade, com diferentes perfis e aptidões, e que podem estar em todos os lugares.

A repórter Rafaela Lourenço vai entrevistar especialistas para explicar como funciona a superdotação, se a inteligência é multidimensional e maleável, e se as capacidades intelectuais são determinadas geneticamente ou por outros fatores ambientais. Dados levantados pela produção dão conta de que, segundo a OMS, entre 5% e 8% da população mundial é superdotada, sendo o Brasil o 30º no ranking mundial e o líder da América do Sul em número de superdotados.

Uma das histórias da reportagem é de Caio Temponi, um menino de 14 anos que já passou em quinze vestibulares de universidades públicas, a maioria em primeiro lugar. Hoje, o menino é o calouro mais jovem de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A superdotação na área da música também é pauta, com a história de Danilo Romero, de 13 anos, que foi diagnosticado com altas habilidades artísticas e desenvolveu isso com o violino.

A importância da identificação e acompanhamento nas escolas também será mostrada na reportagem através do processo de dois irmãos, que estão passando pelos testes de identificação e acompanhamento no Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação.

A reportagem também vai visitar o Instituto Mensa Brasil, que tem mais de 20 anos de experiência em desenvolver habilidades cognitivas excepcionais de pessoas com alto QI. E vai mostrar a curiosa história de uma família com 12 pessoas superdotadas em diversos aspectos.

"Arquivo A", quinta-feira, às 21h30

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato