TV Brasil encerra temporada de Estádios Históricos com visita à Gávea

Divulgação

O seriado Estádios Históricos, produção original da TV Brasil sobre templos do futebol, termina neste domingo (7), às 18h30, com uma edição inédita sobre o estádio da Gávea, sede do Flamengo. O último programa da temporada e todos os demais documentários ficam disponíveis no app TV Brasil Play.

Arena que é sinônimo do Clube de Regatas do Flamengo, a Gávea foi inaugurada em 1938 como a casa dos rubro-negros e guarda história, memória e inspiração. O primeiro tricampeonato estadual do clube, em 1944, foi conquistado no estádio. O gramado marcou o advento da geração campeã mundial de 1981.

Para apresentar o palco esportivo, a atração da emissora pública entrevista personalidades flamenguistas como os ex-atletas Adílio e Mozer. Os craques formaram o elenco do timaço do Mais Querido estrelado por Zico, camisa 10 e principal nome da constelação de astros.

A produção realizada pela TV Brasil ainda traz depoimentos de fãs, como o sócio benemérito Eduardo Vinicius Fernandes de Souza. A série documental consulta pesquisadores como João Pereira, historiador do Flamengo; Leda Costa, da UERJ; e Glauco Costa, professor e também historiador. O programa também revela a paixão de Seu Pinheiro, funcionário do clube, pelo rubro-negro da Gávea.

Palco de partidas marcantes e torcida efusiva

Com capacidade para receber público de até 15 mil torcedores, o Estádio José Bastos Padilha, mais conhecido como Gávea, é a sede social do Flamengo. O espaço situado no coração da Zona Sul carioca, em endereço nobre, aos pés do Cristo Redentor, ficou pequeno para o clube com o passar dos anos.

Além do estádio, o Complexo Esportivo da Gávea reúne ainda três ginásios, quatro bares, restaurante, sete quadras de tênis, parque aquático com cinco piscinas e ampla área de lazer. Em sua trajetória como campo do Flamengo, a Gávea recebeu mais de 200 duelos da equipe

A arena teve jogos históricos como o Fla-Flu da Lagoa, em 23 de novembro de 1941. Naquela disputa, com público recorde de mais de 15 mil pessoas, os jogadores do Fluminense chutaram as bolas na direção da Lagoa Rodrigo de Freitas de propósito para prejudicar a dinâmica do confronto. O empate em 2 a 2 garantiu o título à equipe tricolor.

O local serviu como centro de treinamento para o elenco principal do Flamengo e recebeu partidas do time de futebol profissional por quase seis décadas. O último jogo oficial foi em 27 de abril de 1997 quando o clube derrotou o Americano por 3 a 0 no Campeonato Carioca. A partir de então, o time passou a mandar seus embates no Maracanã e em outros estádios dentro ou fora do estado do Rio de Janeiro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato