TV Cultura estreia clipe em conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Divulgação TV Cultura

Estreia na TV Cultura, em conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil (18/5), o clipe da Campanha Ninguém Mexe Comigo. A produção conta com seis personagens corajosos que ensinam crianças a identificar, reagir e a se defender em situações de abuso.

Em meio a uma realidade alarmante, na qual quatro meninas com menos de 13 anos são vítimas de violência sexual por hora no Brasil, a música 'Ninguém Mexe Comigo', composta pela cantora Bruna Caram, enfatiza a prevenção, proteção e 'educação autoprotetiva' contra a violência sexual infantil e incentiva a quebra do silêncio por meio do Disque 100 - Disque Direitos Humanos.

Inovando em acessibilidade, o videoclipe apresenta uma versão em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), resultado da parceria com o Centro de Educação para Surdos Rio Branco. Sabine Vergamini, diretora de unidade socioeducacional do Centro, destaca: "Nossa intenção é garantir que os surdos, que se comunicam em LIBRAS, tenham, da mesma forma que as crianças ouvintes, acesso completo às informações sobre este tema reforçando assim a inclusão e o alcance da mensagem de autoproteção."

História e internacionalização da Ninguém Mexe Comigo

A campanha Ninguém Mexe Comigo foi criada pela ativista social brasileira Paola Bellucci, que é sobrevivente de abuso sexual na infância e atualmente reside em Tóquio. Paola lançou a campanha durante seu mestrado em Estudos Internacionais de Paz na Universidade Soka, no Japão, em 2020, com o objetivo de combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid-19. Pelo ativismo social, já recebeu o Prêmio Neide Castanha e o Prêmio Da Vinci da Universidade Soka.

Em Junho de 2022, Paola foi a única estrangeira a se apresentar no evento internacional TEDx UTokyo no prestigioso palco da Universidade de Tóquio. Durante sua palestra, que está disponível no YouTube com legenda em português (assista em: Link), Paola compartilhou sua própria experiência como sobrevivente de abuso na infância e destacou a importância de quebrar o silêncio que muitas vezes envolve esse crime: "O silêncio só favorece os abusadores. Precisamos falar e levantar nossas vozes para quebrar esse tabu."

Paola, agora mãe, está determinada a transformar sua própria experiência dolorosa em ações que melhoram a vida das pessoas, no Brasil e no mundo. "Devemos lutar até que ninguém mais mexa com nenhuma criança, nunca mais”, conclui Paola, fazendo uma alusão ao nome da campanha que já iniciou sua projeção internacional e está produzindo as versões da música e do videoclipe adaptado para os idiomas japonês, inglês, alemão e francês.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato