'Globo Repórter' mostra os avanços e os desafios do Brasil na educação

Divulgação Globo

Mais de 99% das crianças e dos jovens entre 6 e 14 anos estão na escola, de acordo com dados do Ministério da Educação. Nos últimos 30 anos, o Brasil teve grandes avanços na área, mas ainda existem muitos desafios a enfrentar, como a falta de materiais pedagógicos e valorização dos professores. O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 1º, vai atrás de iniciativas em várias regiões do país que comprovam que é possível mudar esse cenário e tornar o ensino mais atraente. As repórteres Zileide Silva e Aline Oliveira mostram fórmulas simples que inspiram e transformam vidas.   
 
Em Belo Horizonte, Zileide Silva conta a história de uma professora que melhorou o aprendizado da turma misturando ensino e diversão. De tão criativas, as aulas da professora Lavínia Rocha viralizaram na internet. Ela acredita que quanto maior a participação dos alunos mais eles se identificam com a matéria. “A aula sempre foi construída com eles. Algumas coisas eu planejo, mas chega na hora a gente tem uma ideia. Querem fazer um teatrinho, então vamos fazer teatrinho. Querem jogo? Vamos fazer jogo”, explica a professora que é querida pelos alunos. “Eu gosto desse tipo de aula porque não fica aquele negócio chato de só ler, fazer atividade e depois estudar para a prova. É mais divertido e mais dinâmico para aprendermos”, diz a aluna Marina.   
 
Aline Oliveira vai até a cidade de Massapê, na região Norte do Ceará, onde fica o colégio Francisca Diogo Gomes, reconhecido como a melhor escola pública do Brasil na fase inicial da aprendizagem. A instituição obteve 9,9, a maior média no último IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A diretora Patrícia Soares conta o que faz a diferença para o aprendizado dos alunos. "Realizamos várias ações estratégicas. Uma delas foi o reforço no contraturno. Trazemos as crianças no contraturno para trabalhar atividades direcionadas, focadas nas habilidades com maiores dificuldade”. 
 
No Distrito Federal, a equipe do ‘Globo Repórter’ conhece um projeto que está combatendo o bullying e a evasão escolar por meio do afeto. O Jovens Líderes pela Paz surgiu há um ano e hoje abrange 15 escolas. A ideia das irmãs gêmeas Isabela e Isadora, e do amigo Eduardo, foi uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio LED, iniciativa parte do Movimento LED – Luz na Educação, criado pela Globo e a Fundação Roberto Marinho, que busca mapear, reconhecer e amplificar as práticas que estão potencializando o futuro da educação no Brasil. “Foram reuniões com mais de cem educadores e um processo de construção democrática muito linda. É isso que alimenta a nossa chama de esperança na educação pública brasileira. Quando a gente vê escolas que antes eram violentas se tornando porto seguro”, ressalta Eduardo. 
 
O programa também vai mostrar uma iniciativa de estudantes que se dedicam a ajudar outros alunos a entrarem na universidade. Formado em economia pela USP de Ribeirão Preto, Vinícius de Andrade criou o projeto Salvaguarda que auxilia quem é de escola pública a entender quais possibilidades existem após o ensino médio. “Eu fui entendendo que para os alunos de escola pública não é falta de interesse entrar numa universidade, até porque os dados mostram que a maioria quer sim ingressar. Muitas vezes é falta de informação. Teve aluno que achava que Sisu era Sistema Único de Saúde”, relata Vinícius. Os estudantes do projeto têm apoio psicológico e contam com tutores para melhorar a redação, reforço escolar e orientação vocacional. Eles ainda recebem informações sobre auxílios que o governo oferece para o universitário de baixa renda”. O projeto Salvaguarda também foi um dos ganhadores da 2ª edição do Prêmio LED, que está em sua terceira edição e segue com inscrições abertas até o dia 27 de setembro através do site www.movimentoled.com.br.
 
“Parece tão pouco, mas são exemplos que mostram como a educação pode mudar a vida de tantos jovens. Mudar para melhor”, destaca a repórter Zileide Silva. “Avançar na educação ainda é um desafio no Brasil, precisa de mais investimentos financeiros na área, certamente, mas as experiências que conhecemos mostram que também é fundamental desenvolver ações que valorizem professores, que acolham alunos e façam da escola um ambiente atrativo para todos”, complementa a repórter Aline Oliveira.   
   
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 1º, logo após a série ‘Rensga Hits’. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato