Divulgação Globo |
'Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você' é um documentário recheado de emoções e singularidades, e retrata a vida de dois dos maiores artistas musicais do país, Elis Regina e Tom Jobim, durante a gravação do disco que fizeram em conjunto. No 'Conversa com Bial', Roberto de Oliveira, diretor do filme, fala sobre a concepção do documentário, que chega aos cinemas brasileiros dia 21 de setembro, enquanto João Marcelo Bôscoli, filho de Elis Regina e Beth Jobim, filha de Tom Jobim, comentam a trajetória dos pais.
Com cenas gravadas há quase 50 anos, Roberto acredita ter sido bom a demora para que viessem a público: "Eu acho que o tempo fez bem a essa história. As histórias se resolveram, deu uma perspectiva, uma visão melhor. Eu acho que a hora que eu fui fazer o filme ele já estava pronto, as coisas já estavam todas resolvidas. Eu acho que se a gente fizesse esse filme dois anos depois do evento ele não ia ficar tão legal como ficou", opina.
A tecnologia teve um papel importante na sonoridade da produção, revela o diretor: "Como nós não conseguimos recuperar a fita de 16 canais, com todos os instrumentos separados, a gente teve recursos de tecnologia que permitiram a gente fatiar um pouco esse áudio [...]. As pessoas vão poder ver no cinema o som bem envolvente". Além disso, as cenas gravadas de maneira 'clandestina', como define roberto, dão um charme a mais à produção: "Ela [a câmera] estava de uma maneira muito sutil, muito quietinha, e eu acho que isso é o charme do filme. Nós não estávamos autorizados ali formalmente."
A conversa também relembrou a personalidade marcante dos artistas. Beth Jobim conta: "Era quem tivesse por perto, ele [Tom Jobim] queria ser apreciado e tal. E ele realmente fazia muito charme". João Bôscoli aproveitou para falar sobre o dom da mãe: "Eu acho que a Elis sempre teve o poder de conseguir fazer com que a música composta chegasse até onde compositor imagina que ela possa chegar".
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa pode ser assistido em simulcast no Globoplay, de graça e para todo o país, ou no canal internacional da Globo. As entrevistas também podem ser ouvidas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.
Tags
Programação