Filme mostra relação entre Europa e Brasil na produção e no uso de pesticidas

Divulgação Curta!

Em ''Pesticidas: O Pesadelo Brasileiro'', documentário a ser exibido no Curta!, o foco está nos grandes fabricantes europeus que faturam bilhões com a exportação de agrotóxicos proibidos na Europa e no uso indiscriminado desses mesmos produtos pelos gigantes do agronegócio brasileiro.

Realizado por Stenka Quillet e escrito por Anne-Vigna com Nicolas Glimois, o filme mostra ainda uma consequência inesperada para os próprios europeus: como num círculo vicioso, eles importam o que é produzido nas plantações brasileiras e, consequentemente, acabam consumindo agrotóxicos proscritos em seus próprios países.

''Pesticidas: O Pesadelo Brasileiro'' ressalta que, a cada ano, cerca de 80 mil toneladas dessas substâncias são vendidas ao país por empresas como a suíça Syngenta e as alemãs Basf e Bayer. Enquanto tais empresas lucram, cidades inteiras sofrem com as consequências da contaminação dos alimentos, do solo e da água, gerando “zonas sacrificiais”.

O documentário é baseado na pesquisa da professora da USP e geógrafa Larissa Bombardi. Ao ser convidada a Bruxelas por eurodeputados, a professora pediu à União Europeia que revisse seus padrões de comércio e impedisse suas transnacionais de venderem ao Brasil os defensivos agrícolas proibidos pelo bloco.

''É desumano vender substâncias que são proibidas no próprio território. A população no Brasil vale menos? Cerca de 20% da população intoxicada no Brasil é composta por crianças e jovens de 0 a 19 anos. Então, estamos diante de uma forma de infanticídio. Eu fico tranquila para usar essa palavra porque os dados mostram isso. O que são 500 bebês intoxicados com agrotóxicos? Como isso é possível?'', disse Bombardi em depoimento para o documentário. Os dados alarmantes apresentados por ela indicam que o total de bebês intoxicados pode chegar a 25 mil.

''Pesticidas - O Pesadelo Brasileiro'' pode ser assistido também no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. O documentário tem produção da ARTE France. A exibição é no dia temático “Quintas do Pensamento”, 4 de janeiro, às 23h.

A arte e a intimidade de Miró se confundem em documentário
 
O espanhol Joan Miró — mais conhecido por seu último sobrenome — é considerado um dos principais nomes do surrealismo. Foi uma figura icônica no mundo artístico e, quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal. Sua arte e sobretudo sua intimidade, até então pouco conhecida, são tema do documentário “Joan Miró De Perto”, a ser exibido no Curta!.
 

A arte de Miró ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. É um caso raro de artista que obteve reconhecimento ainda em vida, tendo recebido a Medalha de Ouro de Belas Artes das mãos do então rei da Espanha, Juan Carlos I, em 1980, três anos antes de sua morte.
 

No longa, dirigido por Albert Solé, o neto do pintor e escultor acessa seu ateliê, revelando arquivos nunca vistos para descobrir a faceta menos conhecida do artista: sua privacidade. A exibição é no dia temático “Terça das Artes”, 2 de janeiro, às 23h.
 
Segundas da Música – 01/01

22h – ''Daquele instante em diante'' (Documentário)

O cantor e compositor Itamar Assumpção é tema deste documentário, que percorre sua trajetória musical desde os anos da vanguarda paulista, na década de 1980, até sua morte, aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares que mostram sua presença antológica nos palcos, além dos momentos de intimidade entre amigos e familiares. Direção: Rogério Velloso. Duração: 110 min. Classificação: A12 anos. Horários alternativos: 02 de janeiro, terça-feira, às 02h e às 16h; 03 de janeiro, quarta-feira, às 10h; 06 de janeiro, sábado, às 12h30; 07 de janeiro, domingo, às 19h.

Terças das Artes – 02/01

23h – "Joan Miró de Perto'' (Documentário)

Joan Miró foi uma figura icônica no mundo artístico. Quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal: ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. Este documentário traz a excepcional presença de Joan Punyet Miró, seu neto e administrador do seu espólio. Ele leva o espectador para dentro do ateliê do seu avô, revelando arquivos nunca vistos e a intimidade daquele grande artista. Diretor: Albert Solé Duração: 52 min. Classificação: A Livre. Horários Alternativos: 3 de janeiro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 4 de janeiro, quinta-feira, às 11h.

Quartas de Cena e Cinema – 03/01

23h– ''Hitchcock – O Homem Por Trás do Ídolo'' (Documentário)

Conhecido como o “mestre do suspense”, o cineasta britânico Alfred Hitchcock tem a vida desvendada pelo olhar de sua esposa, a roteirista e editora cinematográfica Alma Reville. Alma esteve ao lado do diretor por mais de 50 anos, não só na intimidade de casa, como também na profissão, sendo peça fundamental para a consolidação de sua obra. Entre luzes e sombras, Alma e Hitchcock se misturam em muitos momentos, gerando uma produção cinematográfica inovadora e que marcaria para sempre a história da sétima arte. Diretor: Laurent Herbiet. Duração: 52 min. Classificação: A 12 anos. Horários alternativos: 04 de janeiro, quinta-feira, às 03h e 17h; 05 de janeiro, sexta-feira, às 11h; 06 de janeiro, sábado, às 22h; 07 de janeiro, domingo, às 13h30.

Quintas do Pensamento – 04/01

23h – ''Pesticidas - O Pesadelo Brasileiro'' (Documentário)

Todos os anos, vários pesticidas são retirados do mercado europeu por serem considerados muito perigosos, de acordo com dados científicos. No entanto, os fabricantes de herbicidas e fungicidas encontraram um refúgio seguro para seus produtos recém-banidos: o Brasil. Direção: Stenka Quillet. Duração: 52 min. Classificação: A 10 anos. Horários alternativos: 05 de janeiro, sábado, às 03h e às 17h; 06 de janeiro, domingo, às 10h; 07 de janeiro, domingo, às 15h45; 08 de janeiro, segunda-feira, às 11h.

Sextas de História e Sociedade – 05/01

22h – ''Verde-Esperanza: Aborto Legal na América Latina'' (Documentário)

Enquanto lideranças progressistas no Brasil batalham para que não haja retrocessos na legislação sobre aborto, mulheres que estiveram à frente da descriminalização na Argentina e na Colômbia mostram como a conquista foi possível. Direção: Maria Lutterbach. Duração: 42 min. Classificação: A 12 anos. Horários alternativos: 06 de janeiro, sábado 02h e às 14h30; 07 de janeiro, domingo, às 14h30; 08 de janeiro, segunda-feira, às 16h; 09 de janeiro, terça-feira, às 10h.

Sábado, 06/01

23h – "A Casa Azul de Frida Kahlo” (Documentário)

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (em 1907) e morreu (em 1954). Esse documentário relembra as aventuras ali vividas, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trótski, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Wassily Kandinsky, entre outros. Diretor: Xavier Villetard. Duração: 52 min. Classificação: A Livre. Horários alternativos: 07 de janeiro, domingo, às 16h45.

Domingo, 07/01

22h30 – ''O Bom Cinema'' (Documentário)

O documentário resgata a história da Escola Superior de Cinema, primeira faculdade brasileira de cinema que serviu de berço para cineastas da Boca do Lixo e do Cinema Marginal. Fundada por um padre jesuíta, a escola funcionou entre 1965 e 1972, em São Paulo, e ficou marcada por desavenças entre alunos ligados à contracultura e uma diretoria defensora “da moral e dos bons costumes”. Direção: Eugênio Puppo. Duração: 81 min. Classificação: 12 anos.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato