Foto: Divulgação Record |
Entra ano e sai ano, e um dos problemas que mais afligem o Brasil são os crimes cometidos contra as mulheres, o chamado feminicídio.
Na maioria das vezes, o companheiro é quem pratica a violência e destroça a família, deixando crianças e adolescentes órfãos.
Esse é o tema da série especial de reportagens Órfãos do Feminicídio, produzida pela equipe do Cidade Alerta – DF, e que agora está disponível para os assinantes do PlayPlus, o streaming da RECORD.
A produção conta com três episódios e faz um retrato da violência contra a mulher no Distrito Federal. A série visita familiares, reconta casos, aborda medidas de prevenção contra o feminicídio e questiona autoridades sobre ações práticas e assistência às vítimas. Lembrando que nos últimos oito anos, 293 crianças ou adolescentes tornaram-se órfãos deste crime na Capital do país.
Após os assassinatos de mulheres, crianças e jovens ficam desamparados, já que a mãe está morta e o pai, geralmente autor do crime, vai para o presídio. O feminicídio causa um enorme impacto na vida dos menores de idade que, de repente, ficam sem os pais.
O primeiro episódio da série, A Dor de Duas Irmãs, mostra como está a vida de duas meninas que passaram a viver com a tia materna, após a morte da mãe e a prisão do pai. A reportagem ouve a análise de psicólogos e advogados.
Na segunda matéria, é feito um raio-x do feminicídio no DF, com números e estatísticas. E no terceiro e último episódio são mostradas as ações de combate a essa tragédia social, e como é feita a assistência aos órfãos desses crimes, além dos projetos do governo contra esse tipo de violência.
Órfãos do Feminicídio já está disponível para todos os assinantes do PlayPlus.