CNN Entrevistas: Apenas 30% dos carros são financiados hoje, diz presidente da Anfavea

Débora Oliveira e Thais Herédia entrevistam Márcio Leite, presidente da Anfavea. Divulgação/CNN Brasil

O CNN Entrevistas desta semana traz como convidado Márcio Leite, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que responde às questões das jornalistas Thais Herédia e Débora Oliveira. No programa, gravado nos estúdios da CNN Brasil em São Paulo e que será transmitido neste sábado, 20, às 18h30, o dirigente reclama do nível alto de juros, para um setor que historicamente tinha 70% das suas vendas por meio de financiamento. Agora, porém, a Anfavea vê boas perspectivas de aumento de vendas com a queda das taxas de juros.
 
De acordo com Leite, o setor tão representativo na economia vive um bom momento: “Nós representamos 20% do PIB industrial e o momento é um momento muito bom porque o setor precisa de previsibilidade. A palavra mágica para esses investimentos é previsibilidade e as políticas que foram anunciadas recentemente e todo o debate que ocorreu nesses últimos meses nos levaram a uma política de estabelecer um novo marco regulatório que acaba atraindo esses investimentos, além do potencial do Brasil.”
 
Ele vê o País ainda com índices de mobilidade por habitante muito baixo e portanto com grande potencial, o que fez com que as montadoras, as fabricantes, de uma forma geral, colocassem os investimentos no Brasil.

Leite destaca que taxa de juros alta prejudica o aumento de vendas do País, onde atualmente apenas 30% das vendas ocorrem em virtude de crédito: “Historicamente, no mercado, 70% das nossas vendas eram financiadas e hoje apenas 30% são financiadas. Por quê? Porque o crédito está escasso e alto, estamos falando em torno de 25% como custo de financiamento”.
 
''O setor gasta em torno de R$ 5 bilhões por ano com estrutura para administrar estrutura com burocracia tributária; eu não estou dizendo com custo em pagamento de impostos. Mas o custo para administrar a burocracia tributária'', afirma o dirigente.

No entanto, o presidente da Anfavea vê sinais bem positivos: ''O que nós estamos enxergando é aumentar o volume de produção, naturalmente, os custos começam a acomodar, e uma redução nas taxas de juros, e isso acaba apontando também para uma redução também na prestação para o consumidor. E, além disso, a política recente que é o marco legal das garantias; então isso também vai fazer com que o crédito seja mais acessível para a população e com um custo mais baixo. E isso, naturalmente, vai se traduzir em aumento de vendas.''

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato