Conceição Evaristo e Chavoso da USP falam sobre a ideia de intelectualidade, no Estação Livre

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (5/4), o Estação Livre questiona a ideia do homem branco, com formação acadêmica, como a figura de intelectualidade e propõe uma abordagem a partir do viés da negritude. Para falar sobre esse assunto, Cris Guterres recebe Rosana Borges, jornalista, escritora, doutora em ciências da comunicação e articulista da revista IstoÉ, e Vinícius Santana, licenciado e bacharel em filosofia pela UNICAMP e mestrando em filosofia com o tema ''Resistências Negras: a militância prática e teórica em Sueli Carneiro''. A edição vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.
 
Durante reportagem, ao falar sobre o tema da edição, a escritora Conceição Evaristo, reconhecida como um dos principais nomes da literatura contemporânea e vencedora do Prêmio Jabuti, diz que “pensando o intelectual como aquele que é capaz de pensar a nação e também propor alternativas, eu acho que essa intelectualidade não se forma só nos espaços de ensino, ela não se forma só na academia. E o grande exemplo pra gente foi Carolina Maria de Jesus quando, entre cem livros analisados, ‘O Quarto de Despejo’ é apontado como o primeiro livro a se entender a realidade brasileira”.
 
O programa traz, também, conversas com grandes vozes negras brasileiras, como o estudante e influenciador Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP, o sambista Nei Lopes, também escritor e pesquisador, com 46 livros publicados e quatro títulos de Doutor Honoris Causa, e o professor Matheus Gato, membro do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato