"Aparecida Debate" discute os planos de reconstrução do Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução/TV Aparecida

O "Aparecida Debate" desta terça-feira (18/6), às 21h30, vai trazer uma conversa sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul, após a maior tragédia climática do Estado. Os jornalistas Eduardo Miranda e Rafaela Lourenço serão responsáveis por mediar a conversa. 

Todo o Brasil acompanhou a situação do Estado gaúcho, que teve várias cidades e sua capital inundadas, deixando pessoas e animais desalojados, vidas foram perdidas e casas levadas pela força da natureza. Ao menos 469 municípios foram afetados pelas chuvas. Mas com a água baixando, chega o momento desafiador de reconstrução e neste contexto que a produção será conduzida. E é neste contexto que o programa se desenvolverá.

O programa vai mostrar que o plano inicial de reconstrução, divulgado pelo Governo Estadual, tem como estimativa um período de seis meses a um ano. Para ajudar o telespectador a entender um pouco da realidade e principalmente a necessidade de planejamento, a convidada do programa é Luciene Pimentel, professora da pós-graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Outro ponto afetado nessa tragédia foi a saúde pública. Por conta da força das águas, muitos hospitais foram interditados, unidades de saúde inundadas e pacientes sendo transferidos para outras cidades. Além do resgate das vítimas, outra preocupação surgiu com o contato com a água contaminada: o surto de leptospirose. O convidado para explicar esse tópico é o Dr. Sérgio Zanetta, médico sanitarista e professor na Faculdade de Medicina no Centro Universitário São Camilo.

E para explicar os cálculos iniciais do quanto será necessário para reconstruir o Estado do Rio Grande do Sul e ajudar a entender o afetado cenário econômico gaúcho, o programa entrevista André Moreira Cunha, vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

"Aparecida Debate", terça-feira, às 21h30

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato