Documentário ''Cidade Correria'' estreia no Canal Brasil nesta sexta

Foto: Divulgação

Estreia no Canal Brasil nesta sexta-feira, dia 28, às 21h, o documentário ''Cidade Correria'', escrito e dirigido por Juliana Vicente, idealizadora da Preta Portê Filmes e diretora do documentário ''Racionais: Das ruas de São Paulo pro Mundo''. O filme conta sobre o processo de criação do coletivo carioca teatral Bonobando, formado por jovens atores de diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro. Temas como a formação desse público, a ampliação de suas vozes, o direito de ocupar diferentes espaços, o ensino da arte como forma de educar, entre outras questões, são relatadas pelo longa-metragem a partir das falas de quem as vivencia.

Esse encontro na frente das câmeras surgiu da experiência da cineasta paulista ao assistir a um espetáculo do grupo em 2014 e que, após dez anos, terá a história do coletivo compartilhada na televisão. “‘Cidade Correria’ já participou de festivais e mostras e pra nós é uma alegria imensa ter esse filme no maior canal de cinema Brasileiro, um parceiro de muitas outras obras da Preta Portê Filmes. O Canal Brasil potencializa e amplifica essas vozes pretas de artistas jovens brasileiros e contemporâneos que estão construindo potência e beleza a partir dos territórios periféricos do Rio de Janeiro. É maravilhoso conhecer e procurar mais sobre a continuidade de cada um desses artistas, eles são realmente muito gigantes e estão ocupando muitos espaços da cultura, do entretenimento no Brasil e também do mundo,” conta Juliana Vicente.

O elenco traz os nomes de Daniela Joyce, Hugo Bernardo, Igor da Silva, Jardila Baptista, Karla Suarez, Livia Laso, Marcelo Magano, Patrick Sonata, Thiago Rosa, Vanessa Rocha, Adriana Schneider e Lucas Oradovschi.

A produção, lançada em 2020, já passou por diferentes mostras nacionais e internacionais, como o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas, no Rio de Janeiro, em 2020; o Festival de Cinema de Petrópolis em 2020; a 6ª edição do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade em 2021, nas cidades de Lisboa e do Porto, em Portugal; e no Circuito Spcine de 2022, em São Paulo.

Cidade Correria (2021) (81')
INÉDITO
Horário: Sexta, 28/06, às 21h
Classificação: Livre
Direção: Juliana Vicente

Sinopse: O documentário acompanha o processo de criação do grupo teatral Bonobando, coletivo carioca que une diretores e criadores experientes a jovens atores em construção. Um modo de ampliação das vozes desses artistas revolucionários, que se revelam em cena por meio de entrevistas que falam de vivências pessoais e relatos ficcionalizados, questionamentos sobre a sociedade, o direito de se ocupar todos os lugares, o bom humor, a importância da arte em diversos espaços e o reflexo de diferentes perspectivas sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato