Ministra concede entrevista para Brasil em Dia: 20 anos do Programa Cultura Viva em destaque

Foto: Victor Vec/MinC  

Nesta terça-feira (25/6), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, concedeu entrevista ao jornal Brasil em Dia, do Canal Gov. Durante a participação ao vivo, a ministra celebrou os 20 anos do Programa Cultura Viva e destacou os investimentos na área audiovisual, ressaltando a importância da retomada das políticas de fomento cultural para a geração de emprego e renda no país.

Programa Cultura Viva

A Política Nacional da Cultura Viva é responsável pela criação e manutenção dos Pontos e Pontões de Cultura pelo Brasil. Em 2024, o Brasil alcançou a marca de mais de 5 mil pontos de cultura em funcionamento, celebrando duas décadas de existência.

''Os pontos de cultura são reconhecidos como ferramentas importantes para o fortalecimento da identidade cultural, abarcando a imensa diversidade de fazer cultura em nosso país. Impactam as comunidades gerando emprego e renda para muitas famílias. Temos uma rede cultural muito forte, que reúne desde aquele pequeno grupo de teatro até as quadrilhas juninas, entre outras manifestações,'' afirmou a ministra.

Margareth Menezes relembrou que o Programa Cultura Viva foi criado na gestão de Gilberto Gil e agradeceu a todos os envolvidos ao longo dos anos. Além disso, a ministra anunciou a celebração ao longo do mês de julho. A campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”, com o mote “Celebre os 20 anos da Cultura Viva com o que você faz”, está com inscrições abertas até 30 de junho aqui.

Avanços no setor Audiovisual

Durante a entrevista, a ministra também celebrou os recentes avanços do Ministério da Cultura para o setor audiovisual. ''Recentemente, o presidente Lula anunciou R$ 1,6 bilhão para investimentos em produções cinematográficas. Já investimos R$ 1,2 bilhão em 364 filmes selecionados. Teremos o lançamento de 122 novas salas de cinema e a modernização de outras 52. Tudo isso para que o brasileiro vá cada vez mais ao cinema e se veja, se reconheça,'' destacou.

A ministra também mencionou o recente decreto sobre as cotas de tela para a exibição de filmes brasileiros nos cinemas. ''É muito importante expandir o acesso ao cinema brasileiro. Tudo isso são ações de reconstrução da nossa cultura,'' explicou.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato