Arte em São Paulo: 'Balaio GloboNews' deste domingo passeia pela capital do grafite

Divulgação Globo/Divulgação

A arte do grafite faz parte do roteiro turístico da cidade de São Paulo. A capital é dona de quilômetros de arte urbana espalhada pelos mais diversos bairros e concentra grande número de artistas importantes e reconhecidos internacionalmente. No 'Balaio GloboNews' deste domingo, dia 7, a apresentadora Bete Pacheco percorre o museu de arte a céu aberto, instituição cultural criada para promover e preservar as artes urbanas na cidade, e conversa com os artistas Rui Amaral, Eduardo Kobra, Nenê Surreal e Tody One.
 
Artista multimídia, professor e ativista cultural, Rui Amaral é um dos pioneiros do movimento do grafite no Brasil e autor de uma das primeiras obras pintadas à mão em São Paulo, em 1982. “O grafite em si é conceitual. A atitude é o mais importante, não só o desenho”, ressalta Rui Amaral. Um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras espalhadas por cinco continentes, Eduardo Kobra fala sobre a sua inspiração. “O meu objetivo é muito além da pintura. Ele está mais alicerçado na mensagem, no significado, no porquê de a obra estar sendo realizada”. Artista negra e periférica, Nenê Surreal é exemplo de que a arte transforma. “Para além da mulher, a mulher preta. Sou uma grafiteira de 57 anos. Acho muito importante para o território, para as crianças visualizarem que é possível sair do que é fadado para nós”, diz.
 
Já no sábado, dia 6, o ‘Cidades e Soluções’ fala sobre a importância das hortas urbanas para melhorar a qualidade da alimentação das famílias. O jornalista André Trigueiro visita a horta de uma escola particular no Rio de Janeiro, que produz através da hidroponia alimentos para as merendas escolares e distribui a produção entre os alunos e duas creches localizadas na favela da Rocinha. O programa também mostra a iniciativa de moradores da favela de Paraisópolis, em São Paulo, que se uniram no projeto da Agrofavela. Em uma área da comunidade, eles plantam verduras, legumes e frutas, que servem de alimento para os moradores. A horta também é usada como espaço para palestras sobre alimentação saudável e educação ambiental para as crianças.
 
Ainda no sábado, a GloboNews exibe o documentário inédito ‘Roberto Farias - Memórias de Um Cineasta’. A paixão de Roberto pelo cinema é revelada pela filha Marise Farias através de um olhar intimista, desde a infância até sua atuação política, econômica e cultural no cinema brasileiro. Através do próprio Roberto Farias e de amigos como Luís Carlos Barreto, Cacá Diegues e Zelito Viana, o filme conta as histórias do diretor que conquistou um diálogo direto com o público através de sucessos como ‘O Assalto ao Trem Pagador’ (1962), a trilogia com o cantor Roberto Carlos (1968 a 1971) e ‘Pra Frente, Brasil’ (1982). Textos de um livro inédito de memórias são interpretados por seu irmão, o ator Reginaldo Faria.
 
O ‘Cidades e Soluções’ vai ao ar neste sábado, dia 6, às 21h30, na GloboNews. Em seguida, às 23h, o canal exibe o documentário inédito ‘Roberto Farias - Memórias de Um Cineasta’. O ‘Balaio GloboNews’ vai ao ar no domingo, dia 7, dentro do ‘Especial de Domingo’, a partir das 18h.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato