Reportagem do "Arquivo A" destaca a terceira idade ativa

Foto: Reprodução/TV Aparecida

O "Arquivo A" desta quinta-feira (4/7), às 22h30, vai falar sobre a terceira idade ativa. O brasileiro está vivendo mais e a questão que fica é: como estamos envelhecendo? Por isso, a reportagem da TV Aparecida, conduzida por Rafaela Lourenço, vai trazer realidades de muitas pessoas idosas ativas, que ainda trabalham, que se cuidam e estão sempre se movimentando.

A produção apurou que, segundo o Censo 2022 do IBGE, o grupo etário das pessoas com 60 anos ou mais representa 15,8% da população. Esse índice mostra um crescimento de quase 50% em 12 anos. A expectativa de vida, hoje, para mulheres é de 79 anos e de 72 anos para os homens.

A repórter Rafaela Lourenço foi conhecer a rotina de uma professora da cidade de Jundiaí, Sonia Rossini, conhecida como Biru, que tem mais de quatro décadas lecionando. Ela é a professora ativa mais experiente da rede pública estadual de São Paulo, dedicando a vida e a carreira ao ensino da geografia. Biru já conheceu 74 países e leva essas experiências para a sala de aula aos seus inúmeros alunos.

Outra história trazida na reportagem é a do professor e advogado Nivaldo Braz, de 77 anos, que ainda trabalha e segue ampliando seus conhecimentos. Após muitas viagens a trabalho, Nivaldo fez um intercâmbio para Malta, onde ficou 17 dias estudando e aprendendo.

A importância da saúde cognitiva é outra pauta do "Arquivo A". Cuidar do envelhecimento do cérebro precisa fazer parte da rotina do dia a dia. O lazer também ajuda nisso como os conhecidos jogos para a mente, como o sudoku e o caça-palavras.

O segmento de economia da longevidade também será abordado. Rafaela vai entrevistar empresários e representantes do Sebrae para falar sobre as projeções no mercado para os mais idosos, que é responsável por movimentar mais de R$ 1,6 trilhão por ano no Brasil.

A vitalidade atrelada ao esporte é outro foco da reportagem, que foi conhecer idosos que praticam esportes ativamente, fugindo do sedentarismo. E ainda conheceu a história do maratonista Chico Águia, de 83 anos, que pratica corrida de rua há mais de 60 anos.

"Arquivo A", quinta-feira, às 22h30

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato